Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Doenças de Inverno e como preveni-las

Por: Manuela Musitano

Por ser uma estação do ano muito fria, nós acabamos tendo atitudes que facilitam um maior contato com os vírus que nos fazem ficar doentes. Você já reparou que no verão nós ficamos mais tempo ao ar livre, e que no inverno nossa tendência é ficar num espaço quase que hermeticamente fechado, no qual a troca de ar acaba sendo muito pequena?

Mais janelas fechadas no inverno

Mais janelas fechadas no inverno

Pois é, isso ajuda em muito para que sejamos contaminados. O ambiente fechado não permite que o ar seja renovado, retirando dele os vírus que outras pessoas carregam e depositam lá. Além disso, a queda de temperatura típica do inverno também contribui  para a manifestação de certas doenças, assim como a troca de ambientes com diferenças de temperatura muito bruscas.

 

Vírus Influenza, responsável pela gripe

Vírus Influenza, responsável pela gripe

Se o corpo já está com uma baixa imunidade, proteção, fica mais fácil o vírus se instalar e se desenvolver. No caso da gripe, ela se inicia como uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza e pode chegar a uma pneumonia se não for tratada adequadamente. Ela também pode ser evitada por um ano, através da vacinação, e a pneumonia pode ser afastada por no máximo cinco anos, através de uma vacina específica.

Mas se você procura por outras soluções menos dolorosas e também que impeçam o aparecimento de alergias, você pode começar limpando e arejando o lugar que você fica com mais frequência, se alimentar corretamente com alimentos ricos em vitaminas C, por exemplo, que auxiliam na prevenção desses vírus, beber muita água durante o dia (mínimo de 2 litros) e procurar tirar o pó de móveis com panos úmidos, evitando o uso de vassouras e espanadores. Com certeza estas dicas lhe ajudarão a aproveitar melhor as férias escolares de julho sem as doenças típicas do inverno.

 

Fonte da imagem: http://www.photografos.com.br/exibirfoto.asp?id=108855, http://o-poder-dos-sentidos.blogspot.com/2007_12_01_archive.html

versão para impressão: versão para impressão