Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Energia Solar-Térmica

Por: invivo

Além de gerar eletricidade, através de sistemas fotovoltaicos, a energia solar tem uma forma de aproveitamento muito simples: o aquecimento. Já na Antiguidade, o povo grego utilizava esse sistema, colocando a água em grandes vasos de cobre e quanto mais eles ficavam expostos ao sol, mais aquecida ficava a água, chegando até a fervê-la muitas vezes. Assim como uma caixa d’água que fica no sol o dia inteiro e à noite proporciona ao usuário um banho com temperatura agradável, os sistemas de captação de energia solar para aquecimento não possuem nenhum grau de sofisticação em suas construções.

Para isso, pode ser usado até um telhado feito de garrafas PET vazias, interligadas em canos por onde passa a água da caixa d’água até torneiras ou chuveiro. Em usinas térmicas que utilizam a energia solar para aquecimento da água, uma grande parte de seu parque é tampada por placas espelhadas, que refletem o calor do sol para tubos. Como é uma área extensa, a água que circula por esses tubos entra fria e sai quente, podendo ser distribuída para a população. Em países muito frios, como os da Europa, a utilização deste tipo de energia representa uma economia significativa àquela equivalente ao uso de eletricidade para aquecimento.

Esquema solar residencial

Esquema solar residencial

Se forem utilizadas placas, conjuntos de espelhos ou refletores, estes precisam estar alinhados com a posição em que o sol se encontra, para que possam captar a maior quantidade de calor possível. Como experiência prática e muito simples, pegue uma lupa e alinhe-a ao sol e direciona esta luz em um pedaço de papel. Em alguns segundos você verá que o papel ficará chamuscado, como se tivesse pego fogo, mas é apenas a ação do sol em uma lente parabólica.

Usadas também na substituição de chuveiros elétricos, trazendo grande economia ao seu usuário, a tendência é que este tipo de geração de energia se popularize. Sites nacionais já mostram ao usuário como montar seu próprio sistema de aquecimento solar. Por ser uma fonte de energia limpa e sua produção não trazer nenhuma modificação direta ao meio ambiente, pode-se dizer que é um mecanismo que acompanhará ainda muitas gerações, se tornando cada vez mais eficaz e barato.

Consultor: Paulo Colonese - Físico/ Museu da Vida (Fiocruz)

versão para impressão: versão para impressão