Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Peixe-boi e seus “primos”

Por: Paula Barja

Peixe-boi Marinho

 Photo: US Geological Survey

Photo: US Geological Survey

Nome: Trichechus manatus

Características: Podem chegar a 4,5 metros de comprimento e pesar até 800 quilos. São animais solitários raramente vistos em grupos, exceto na época de reprodução. Seu corpo tem uma coloração que varia do cinza ao marrom. Não possuem orelhas, mas escutam muito bem, podendo reconhecer seus filhotes simplesmente pelo som. Sua gestação é longa, dura cerca de 12 a 14 meses e se reproduzem a cada 3 anos. Em suas nadadeiras peitorais, possuem resquícios de unha.

Distribuição: Vivem no oceano Atlântico próximo à costa do estado da Flórida, nos Estados Unidos, até o nordeste do Brasil (antes habitavam até a costa do estado do Espírito Santo).

Peixe-boi Amazônico

KCO3/Wikimedia 

KCO3/Wikimedia 

Nome: Trichechus inunguis

Características: Podem chegar até 2,8 metros de comprimento e pesar até 700 quilos. Possuem uma coloração que varia do cinza claro ao escuro e têm manchas brancas na barriga. É o maior mamífero aquático de água doce da América do Sul. Normalmente cuidam de até três filhotes de uma vez, com um ano de diferença entre cada um.

Distribuição: São encontrados apenas na bacia amazônica, do Peru até o Brasil.

Peixe-Boi Africano

 Photo: pelican/Wikimedia

Photo: pelican/Wikimedia

Nome: Trichechus senegalensis

Características: Dentre todas as espécies de peixe-boi, é a menos conhecida.Chega a medir 4 metros de comprimento e pesar mais de 500 quilos. Sua pele tem uma coloração marrom-acizentado.

Distribuição: Vivem em rios, estuários,  na costa oeste da África, do Senegal ao Gabão e Angola.

Dugongue

Julien Willen/Wikimedia 

Julien Willen/Wikimedia 

Nome: Dugong dugon

Características: Os dugongues são da mesma ordem dos peixes-bois (ordem Sirenia). Diferente dos manatis, os dugongues possuem uma nadadeira dividida em duas partes, como a das baleias e golfinhos. Suas narinas ficam no topo da cabeça e seu lábio superior é voltado para baixo.

Distribuição: São encontrados na costa leste da África, Índia, Indonésia, Malásia e Austrália.

Vaca-Marinha

Nome: Hydrodamalis gigas

Características: Essa espécie é da mesma família dos dugongues e foi extinta em 1768, pois os navegadores as caçavam pela sua carne, couro e gordura. Foi o maior tipo de sirenia que existiu, chegando a quase 8 metros de comprimento e até 12 toneladas.
Assim como os dugongues, a vaca-marinha possuía a nadadeira dividida em duas partes.

Distribuição: Diferente de seus “primos”, as vacas-marinhas viviam nas águas geladas das ilhas do mar de Bering (entre a Sibéria e o Alasca).

  Voltar à matéria principal

versão para impressão: versão para impressão