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Três formas de levitar

Por: Bruno Delecave

Suspensão eletrodinâmica (SED): Tecnologia desenvolvida pelo Japão. Utiliza eletromagnetos (imãs) no trem e nos trilhos. Alcança as maiores velocidades dentre os três sistemas. Entretanto, precisa de rodas enquanto o trem acelera e ainda está com velocidade baixa. É necessário resfriar as bobinas responsáveis pelo campo magnético nos trilhos.

Suspensão eletromagnética (SEM): A Alemanha desenvolve esta tecnologia. Os eletromagnetos ficam apenas no trem e repelem os trilhos, feitos de aço. Este sistema alcança velocidades quase tão altas quanto o SED. Sua grande vantagem é não precisar de rodas em baixas velocidades.

Levitação magnética supercondutora (SML): Ainda não tem versão comercial. Os eletromagnetos no trilho devem ser resfriados com nitrogênio líquido. O Brasil desenvolve esta tecnologia através do projeto Maglev Cobra, na UFRJ. Assim como o sistema alemão, dispensa o uso de rodas. Acredita-se que possa chegar às altas velocidades dos outros dos sistemas, mas atualmente isto é economicamente inviável. Sua aplicação principal é o transporte urbano.

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