Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Os significados das cores

Por: Bruno Delecave

 O Cristo amarelo. Gauguin, 1889

O Cristo amarelo. Gauguin, 1889

Desde o Pós-impressionismo as cores não servem apenas para representar a realidade como é percebida pelos sentidos. Muitos artistas as utilizam para expressar sentimentos e estados mentais. Vamos entender o que cada cor nos faz sentir. Segundo Israel Pedrosa os significados das cores são os seguintes:

Vermelho – Está ligado ao amor e aos afetos. A expressão dos sentimentos através do vermelho é feita de maneira extrovertida.

Azul – Expressa a introspecção, a razão e a intuição.

Amarelo – Corresponde à iniciativa e tomada de decisões.

Laranja – Demonstra vontade de agir.

Verde – Adaptação ao ambiente.

Violeta – É o equilíbrio entre sentimento e pensamento.

Preto, branco e cinza – Estão ligados ao inconsciente.

Entretanto, as cores podem ter outros significados. Existem estudos científicos afirmando que o laranja estimula a fome. Por isso, a publicidade usa essa cor em anúncio de comida e a arquitetura utiliza tons alaranjados em restaurantes. Já as histórias em quadrinhos costumam usar o vermelho para expressar a raiva dos personagens.

O próprio senso comum tem seus significados para as cores. Você já ouvir falar em ficar verde de ciúmes? Apesar dessa expressão ser bem comum, não ficamos verdes quando sentimos ciúmes. Se alguém ficar com medo, vai ter sempre outra pessoa para dizer: amarelou! Mas, se estiver tudo bem, dizemos que está tudo azul.

Cores nas bandeiras nacionais

 Bandeira brasileira

Bandeira brasileira

As cores de bandeiras nacionais também têm significados. Apesar da constituição brasileira não definir os significados das cores da nossa bandeira, elas são muitas vezes associadas com a natureza. Existe uma crença que o verde representa as florestas; o amarelo, os minérios, e o azul, o céu.

Entretanto, as cores também são associadas às famílias reais do Império. A família do imperador Dom Pedro I – Brangança – era simbolizada pelo verde; a família da imperatriz Leopoldina – Habsburgo –, pelo amarelo.

 Bandeira francesa

Bandeira francesa

Certas bandeiras – como a francesa – têm significados bem definidos. É o caso da bandeira francesa. Também chamada de a tricolor, a bandeira da França representa a Revolução Francesa de 1789. O azul representa o poder legislativo; o branco, o poder executivo e o vermelho, o povo. Os três deveriam dividir igualmente o poder.

De acordo com o lema francês, azul, branco e vermelho também representam, nessa ordem, a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Por que você não dá asas à imaginação e cria a bandeira de um país inventado? Aproveite e crie também um significado para cada cor escolhida por você.

Saiba mais

A ciência das cores

Consultoria: Sérgio Magalhães. Museu da Vida – Fiocruz.

Fonte: PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente.

versão para impressão: versão para impressão