Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Cachorro-quente das cavernas

Por: Bruno Delecave

O cachorro é o melhor amigo do homem. Disso todo mundo sabe. Afinal, assim vem sendo há milhares de anos. Desde os tempos em que nossos ancestrais viviam em cavernas, os cães oferecem proteção e companhia ao ser humano.

Mas, algo que ninguém sabia sobre o nosso amigo canino acaba de ser revelado por uma equipe de paleontólogos dos Estados Unidos. Dez mil anos atrás, os cães também serviam de alimento para gente. Esse estranho hábito alimentar ficou provado quando foi achado um pedaço de osso de cachorro em meio a excrementos humanos pré-históricos.

O pesquisador responsável pela descoberta, Samuel Belknap disse não ter se surpreendido com o fato de cachorros servirem de alimentação aos seres humanos. Segundo ele, era uma prática aceita em diversas populações.

O hábito pode parecer estranho e causar repulsa aos amantes de cães, mas ainda é comum nas culturas orientais. Até mesmo aqui no Brasil, foi encontrado um abatedouro de cachorros, em 2009.

Se você ficou com medo de seu melhor amigo ir parar na panela, não se preocupe. No Brasil, por lei, não é permitido matar e comer animais domésticos, como cachorro e gato. Mas, a verdade é que existe muita carne suspeita sendo vendida pelas ruas, seja no cachorro-quente ou no “filé miau”.

Ilustração: Sérgio Magalhães - Museu da Vida.

versão para impressão: versão para impressão