Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Tem ferro aí?

Por: Irene Cavaliere

Na embalagem de um certo cereal matinal diz que ele contém o elemento Ferro (Fe). Será que é verdade? A gente pode conferir! Para isso, só vamos precisar de:

- um punhado de cereal

- um pilão

- uma folha de papel

- um bom imã.*

 

 

Primeiro, com o pilão, trituramos o cereal em pedacinhos bem pequenininhos. Depois, arrumamos os floquinhos bem juntinhos sobre o papel, fazendo um montinho.

Agora, passamos o imã por baixo da folha, bem embaixo do montinho - mas sem tremer o papel! E aí, os floquinhos se mexeram?

Então é verdade! Os cereais matinais contém mesmo Ferro, um nutriente muito importante para o nosso organismo pois atua na fabricação dos glóbulos vermelhos do sangue, transporte do oxigênio para todas as células do corpo e produção de aminoácidos, neurotransmissores, hormônios e colágeno. Se a nossa alimentação for deficiente em Ferro, podemos ficar anêmicos.

Por isso, não descuide! Outros alimentos ricos em Ferro são: fejão, ervilha, lentilha, carnes vermelhas, fígado de boi, folhas escuras e gema de ovo, dentre outros. 

Uma dica imporante é consumir suco de limão, laranja ou acerola junto com as refeições, pois alimentos ricos em vitamina C facilitam a absorção do Ferro. Já os refrigerantes à base cola, chás e cafés possuem substâncias que diminuem a quantidade de Ferro dos alimentos, e devem ser evitados durante o almoço e jantar.

 

*Os imãs mais potentes são os de neodímio, e podem ser comprados ou encontrados em sucatas de computadores e nos fones de ouvido mais modernos.

 

Colaboração: Tamires Mendes

versão para impressão: versão para impressão