Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Hepatites: uma sopa de letrinhas fatal

Por: invivo

A...B...C...D...E...O que é isto? Uma cartilha usada na alfabetização de crianças? A senha (pedindo pra ser roubada) de um site de compras virtuais? Uma nova canção do Discovery Kids? Nada disso. São os diferentes vírus das hepatites, doença que atinge cerca de um terço da população mundial.

Estes vírus são bem diferentes entre si, nem mesmo pertencem à mesma família.  Todos, porém,  têm algo em comum: causam inflamação do fígado, que pode comprometer as funções desse órgão tão importante para o ser humano.

Os mais perigosos entre estes vírus são os da hepatite B e C, que atingem uma em cada 12 pessoas no mundo, causando cerca de um milhão de mortes por ano. Eles causam uma infecção crônica, que se desenvolve de forma silenciosa e pode evoluir para a cirrose e o câncer no fígado.Acredita-se que, somente no Brasil, haja três milhões de pessoas vivendo com hepatite B ou C, sendo que apenas 150 mil sabem que estão infectados.

Para despertar a atenção para esta pandemia silenciosa, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu o dia 28 de julho como o Dia Mundial da Hepatite. O objetivo da data é conscientizar sobre o impacto da doença, reduzir o preconceito e exigir um compromisso dos governos com relação à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites.

Participe dessa campanha!

Saiba mais:

Hepatites Virais - Ministério da Saúde

Hepatites - Drausio Varella no Fantástico

World Hepatitis Day

versão para impressão: versão para impressão