Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Quantos anos você tem?

Por: Irene Cavaliere

Fonte: Nasa / Ilustração

Fonte: Nasa / Ilustração

Depende! Para cada planeta do Sistema Solar, temos uma idade diferente. Uma pessoa que na Terra tem 10 anos, em Mercúrio teria 41. Em Júpiter, teria menos de um ano! Mas não se preocupe, você não voltaria a usar fraldas se, numa situação imaginária, fizesse uma visitinha a Júpiter. Só que, em anos jupiterianos, a sua idade seria diferente, porque lá o ano é maior do que aqui.

Nós sabemos que a Terra e os outros planetas do Sistema Solar se movem de diversas maneiras, sendo a rotação e a translação as principais. A rotação é o movimento em torno do seu próprio eixo, e uma volta completa corresponde a um dia. A translação é movimento em torno do Sol, e uma volta completa corresponde a um ano.

Aqui na Terra, um dia corresponde a 24 horas e o ano corresponde a 365 ou 366 dias. Mas isso varia de planeta para planeta. Cada planeta se movimenta em uma órbita, a distâncias diferentes do Sol, e possui tamanho, massa, composição, densidade e campo magnético diferentes. Esses e outros fatores influenciam na velocidade com que os planetas se movimentam, em torno de si próprios e em torno do Sol.    

Planeta

Período de Rotação

Período de Translação

Mercúrio

58,6 dias

87,97 dias

Vênus

243 dias

224,7 dias

Terra

0,99 dia

365,26 dias

Marte 

1,03 dias

1,88 anos

Júpiter

0,41 dia 

11,86 anos 

Saturno 

0,45 dia 

29,46 anos

Urano

0,72 dia 

84,01 anos

Netuno 

0,67 dia 

164,79 anos 

Plutão 

6,39 dias 

248,59 anos 

Em dias e anos terrestres

Quanto mais longe o planeta está do Sol, mais ele demora para completar um ano. Quem formulou a equação para determinar o tempo que um planeta leva para completar uma volta em torno do Sol foi o cientista Johannes Kepler, e a sentença ficou assim: Período = √Distância3. Essa equação ficou conhecida como Terceira Lei de Kepler.

Quer descobrir quantos anos você tem em outro planeta? Faça o cálculo aqui.

Quando comparamos quantas rotações os planetas completam a cada translação, o resultado pode ser ainda mais curioso. Em Mercúrio, por exemplo, os anos são menores que os dias! Cada dia em Mercurio corresponde a dois anos, ou seja, a cada volta que o planeta dá em torno de si próprio, duas voltas foram dadas em torno do sol. Haja matemática! 

Planetas

Rotações por translações

Mercúrio

0,5

Vênus

1,925

Terra

365,26

Marte

668,60

Júpiter

10.564

Saturno

25.232

Urano 

50.103

Netuno

78.494

Plutão

14.207

 

Por motivos lúdicos, Plutão está sendo considerado aqui como planeta, embora tenha sido recentemente reclassiflicado na categoria de planeta-anão.

 

Não é só a idade que muda em outros planetas. Nosso peso também é diferente. Veja em:  Dois pesos, uma medida.

 

Descubra mais:

Nasa  (em inglês)

Astronomy Answers (em inglês)

Saiba mais sobre os planetas

versão para impressão: versão para impressão

  • apoio Fundação Oswaldo Cruz
  • apoio Casa de Oswaldo Cruz
  • apoio Museu da Vida
  • apoio CNPQ