Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Ultravioleta

Por: invivo

As ondas ultravioletas são vibrações eletromagnéticas - como a luz visível - mas que não podemos ver, mas podemos sentir seus "efeitos" na pele.

Descoberta UV: Estas ondas foram descobertas pelo físico alemão Johann Wilhelm Ritter (1776-1810). Em 1801, Ritter realizou uma série de experimentos com cloreto de prata e um prisma. Ele projetou um feixe de luz solar através do prisma, que como Isaac Newton explicou separa o feixe de luz em suas cores componentes - o espectro da luz. Ele, então, aplicou cada cor ao cloreto de prata para ver o resultado.
A luz vermelha provocou apenas uma pequena mudança enquanto a  luz violeta escureceu o cloreto. Ritter colocou o cloreto na área luminosa logo após a luz violeta - região que não podemos ver - e o cloreto também foi escurecido.  Portanto, devia haver alguma forma de energia ou outro tipo de onda naquela região logo após a luz violeta.  Isto é o que chamamos hoje de luz ultravioleta ou UV.

Usos UV: Os raios UV podem ser produzidos artificialmente passando uma corrente elétrica através de um gás ou vapor, tal como o vapor de mercúrio. As ondas ultravioletas podem ser usadas nas seguintes situações:

UV medicina: Ondas ultravioletas são eficazes em matar bactérias e tornar vírus inativos. Os hospitais usam lâmpadas germicidas que produzem estas ondas para esterilizar equipamentos, água e o ar em salas de cirurgia. Elas também são usadas para tratar acne e psoriasis.

UV Indústria: A Indústria de Alimentos e Medicamentos usa lâmpadas germicidas para desinfectar vários tipos de produtos e seus recipientes. O principal uso da luz ultravioleta é na fabricação de circuitos integrados.

UV Ciência: Cientistas aprenderam muito sobre a composição e os níveis de energia dos átomos estudando os raios ultravioletas. Especialistas também aprenderam muito sobre as estrelas e galáxias distantes analisando os raios UV que elas emitem. Fontes artificiais de luz ultravioleta são usadas para estimular os efeitos da radiação ultravioleta solar no estudo da deterioração de materiais expostos a luz do sol.

UV Doméstico: Ondas ultravioletas são usadas para identificar materiais pela perícia policial, por exemplo, através da luz UV incidindo ou fluorescência sobre os mesmos. Elas são usadas também para formar as "lâmpadas negras".

Saúde UV

Ondas UV danificam células da camada externa da pele, difundindo-se através das camadas internas e provocando um alargamento dos vasos sanguíneos. Bolhas podem se formar devido a muita exposição. Se houver super-exposição, as bolhas podem deixar marcas e até provocar câncer de pele. A exposição em excesso às ondas ultravioletas podem causar irritações dolorosas aos olhos, queimaduras de pele e câncer de pele. Estas ondas também podem causar a ruptura da camada de ozônio e também danificar e matar plantas. Alguns efeitos fotobiológicos incluem mutação de células, interferência na divisão celular e um aumento da taxa de respiração.

Proteção UV:  Para se proteger: Óculos de sol de alta qualidade protegem os olhos dos raios UV;  os cremes protetores solares protegem a pele de queimaduras solares; outros aparelhos incluem detectores de UV, fototubos, células fotovoltaicas e aparelhos radiométricos para controlar e monitorar os níveis de radiação ultravioleta no ambiente.

Curiosidades UV

Experimentos indicam que abelhas, pássaros, borboletas e outros insetos conseguem ver a luz ultravioleta. A reflexão de raios UV  das asas ajuda os insetos a identificar os parceiros. Pássaros têm a habilidade de ver luz ultravioleta. Pesquisas indicam que esta habilidade desempenha um papel importante nos hábitos reprodutivos do pássaro, quando eles prefereem parceiros que detectam luz ultravioleta. Os raios UV causam reações químicas em plantas. Se elas forem super-expostas aos UV, elas podem ser mortas.

Comprimento UV

Seu comprimento de onda varia entre: 1 x 10 - 8 m. e  5 x 10 - 8 m. Seus comprimentos de onda são menores do que os da cor violeta, estando "além da região do violeta", daí seu nome.



 

versão para impressão: versão para impressão