Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Raios X

Por: invivo

Os raios-X são vibrações eletromagnéticas que estão além das ondas ultravioletas. Em doses inadequadas podem provocar danos às moléculas dos sistemas vivos.

Descoberta RX

Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) descobriu os raios-X em 1895. Roentgen conseguiu lsnçsr elétrons através de um tubo de discarga a vácuo. Ele usou uma voltagem bem alta ao longo do tubo para fazer os elétrons se acelerarem bastante, ganhando muita energia cinética (de movimento). Quando os elétrons atingiam uma parede de vidro do tubo havia um flash em uma tela fosforescente bem próxima da parede.O flash continuava mesmo quando um pedaço de madeira era colocado entre o tubo e a tela. Ele concluiu que raios altamente penetrantes deveriam estar saindo do tubo de descarga.

Usos RX

Como são produzidos?
Os raios-X são produzidos sempre que elétrons de alta energia liberam energia subitamente. Máquinas produzem raios-x acelerando elétrons até velocidades extremamente altas e então jogando-os em um pedaço de material sólido (o alvo) onde os elétrons são desacelerados bruscamente devido as suas colisões com os átomos do alvo, e parte da energia é liberada como raios-x.

RX Medicina:  Os raios-X são usados na medicina para análise médica. Dentistas usam os raios-x para encontrar problemas, cavidades e danos nos dentes. Tecidos macios do corpo são transparentes às ondas. Os ossos bloqueiam os raios.

RX Indústria: Os raios-X são usados para inspecionar produtos feitos por vários tipos de materiais. Máquinas de raios-X são usadas em aeroportos para checar o conteúdo das bagagens, etc.

RX Ciência: Os raios-X são usados para analisar a organização dos átomos em muitas tipos de substâncias, especialmente cristais. A molécula do DNA foi uma das maiores descobertas que os raios-X possibilitaram. Arqueólogos usam raios-X para examinar objetos antigos cobertos por um algum tipo de material.

RX Doméstico: Os raios-X são usados pelos fabricantes de bens de consumo para tratar certos tipos de plásticos para checar a qualidade de muitos produtos produzidos em massa

Saúde & RX

Um preigo associado aos raios-X é a voltagem extremamente alta que ocorre.
Em seres humanos uma overdose de exposição de raios-X pode produzir câncer, queimaduras de pele, uma redução do suprimento de sangue e outras condições perigosas. Em plantas e animais eles podem danificar ou mesmo destruir tecidos vivos. Cuidados Especiais: um cuidado que podemos tomar para evitar estes perigos é o uso de protetores de chumbo, porque os raios-X não podem penetrar o chumbo; manter os aparelhos calibrados e regulados é importante para evitar super exposição de raios-X em exames.

Curiosidades RX

O Sol, as estrelas, os pulsares e outros corpos celestes emitem raios-X. A maior parte dos raios-X de origem espacial são absorvidos pela  atmosfera antes que eles atinjam a Terra. Algumas vezes uma substância inofensiva é injetada no corpo para tornar certos órgãos mais nítidos em uma radiografia ou imagem fluoroscópica. A revista Discover (agosto, 1994) informou que um satélite japonês forneceu aos astrônomos dados que indicam os raios-X no  universo vêm de um número bem maior de galáxias do que se imaginava anteriormente. As observações indicavam que os raios-X eram emitidos por um pequeno número de galáxias com buracos-negros.

Comprimento RX

Os raios-X são vibrações eletromagnéticas com comprimentos de onda variando entre:

- menores comprimentos de onda: 2 x 10 - 11 m.

- maiores comprimentos de onda: 2 x 10 ^ - 8 m.


 

versão para impressão: versão para impressão