Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Raios Gama

Por: invivo

Descoberta RG

Os raios gama foram descobertos por Villard, um físico francês em 1900. Os raios gama podem ser produzidos em laboratório através do processo de colisão nuclear e também através de radioatividade artificial que acompanham estas interações. Os núcleos de alta energia necessários para estas colisões são acelerados por aparelhos poderosos tais como o ciclotron e o sincrotron, especialmente projetados para esta tarefa.

Usos RG

RG Medicina:

Os raios gama são usados em medicina para matar e tratar certos tipos de cânceres e tumores. Os raios gama passando através do tecido do corpo produzem ionização no tecido (surgimento de cargas elétricas). Os raios gama podem danificar as células em nosso corpo. Os raios podem também detectar anormalidades cerebrais e cardiovasculares.

>RG Indústria

Os raios gama podem ser usados para examinar fundições metálicas ou soldas em tubulações de petróleo em busca de pontos fracos. Os raios passam através do metal e escurecem um filme fotográfico colocado em lugares opostos ao pontos investigados. Os raios gama são usados para matar pesticidas e insetos em alimentos. Raios gama sao também usados em reatores nucleares e bombas atômicas.

RG Doméstico

Raios gama geralmente são usados na indústria de alimentos.
Os radioisótopos preservam alimentos. Embora os raios nunca entrem em contato com o alimento, a radiação beta mata vários organismos, tais como bactérias, leveduras e insetos.

RG Ciência

Os raios gama podem ser usados para detectar o berílio. Eles desempenharam um papel muito importante no desenvolvimento da bomba atômica.

Saúde RG

Os raios gama bombardeiam o nosso corpo constantemente.Eles são provenientes de materiais naturalmente radioativas em rochas e do solo. Nós "ingerimos" estes materiais do ar que nós respiramos e da água que nós respiramos. Raios gama passando através de nosso corpo produzem ionização em tecidos celulares. Altos níveis de raios gama podem produzir ionização perigosa do tecido e podem causar câncer de célula.

Cuidados especiais:proteção contra os raios gama pode ser obtida usando uma folha de ferro com uma espessura de meia polegada. Este tipo de proteção bloqueará apenas metade de 1 milhão de elétron-volts de raios gama. Podemos nos proteger também dos raios gama com uma parede de 4 polegadas de água. O chumbo é o que melhor protege contra os raios gama. Uma espessura de 1/4 de polegada de chumbo absorve toda a exposição de raios gama.

Curiosidades RG

Em algumas explosoes solares, o sol produz raios gama com energia acima de um milhão de elétron-volts. A interação de eletrons, prótons e núcleons de alta energia do sol, emite os raios. Os raios gama também podem vir do sol e outras estrelas do espaço, através da criação e morte de estrelas. Os astrônomos têm estudado os raios gama para obter uma compreensão melhor dos processos astronômicos. Urânio e outros elementos naturalmente radioativos, que emitem partículas alfa e beta de seus núcleos enquanto se transformam em novos elementos, também emitem raios gama.

Comprimento RG

Os raios gama são vibrações eletromagnéticas com comprimentos de onda abaixo de: 3 x 10 - 11 m.

versão para impressão: versão para impressão