Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Jornadas do sangue

Por: Daniele Souza

Hemácias (1)

Hemácias (1)

Se você gosta de filme de aventuras, já deve ter assistido a uma viagem de barco, em uma correnteza, passando por lugares estreitos e diferentes. É mais ou menos o que acontece com o sangue humano. Embarque nesta viagem!

Sabe quando você se machucou e sangrou o pé, a mão, o braço? Pois então, o sangue está em todo lugar, no corpo humano,  transportando oxigênio, nutrientes, hormônios, além de eliminar resíduos tóxicos e auxiliar a defesa do organismo. Em geral, um adulto chega a ter um doze avos do seu peso em sangue: um adulto de 60 kg tem mais ou menos cinco litros de sangue.

O sangue circula pelo corpo todo em um longo processo, complementar, de pequena e grande circulação. Inicialmente, é bombeado para os pulmões, retornando rico em oxigênio, na pequena circulação ou circulação pulmonar. Como uma “estrada”, o sangue vai para o pulmão via artérias pulmonares e retorna ao coração, com oxigênio, via veias pulmonares. Em seguida, o sangue sai do coração para levar oxigênio para as células e trocar substâncias com os tecidos do corpo via artéria aorta, retornando ao coração, por meio das veias cavas, no que chamamos de grande circulação.

Composição

O sangue é constituído de plasma, células e fragmentos celulares. De cor amarelada, com bastante água, o plasma representa pouco mais da metade da constituição do sangue e possui proteínas, açúcares, gorduras, enzimas, vitaminas e hormônios. O plasma carrega e realiza trocas de materiais necessários às células. Esta é a parte líquida do sangue.

Leucócito (2)

Leucócito (2)

Na parte mais sólida do sangue, estão as plaquetas, os leucócitos (ou glóbulos brancos) e as hemácias (ou glóbulos vermelhos). Quando o sangramento começa, em um machucado, são exatamente as plaquetas que auxiliam a interrupção desse sangramento, pois participam do processo de coagulação. As plaquetas também são conhecidas por trombócitos.

Já os leucócitos são como guardas do seu organismo. Possuem formas e funções diferentes, relacionadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos: os leucócitos identificam, atacam e destroem os invasores do organismo, como bactérias.

As hemácias, chamadas ainda por eritrócitos, contêm hemoglobina, responsável pela coloração vermelha característica do sangue. São responsáveis pelas trocas gasosas, tendo a função de transportar o oxigênio dos pulmões.

Veja ainda:

Doação de sangue e tipos sanguíneos

Fotos:

(1) Annie Cavanaugh/Wellcome Images

(2) Anne Weston/Wellcome Images

Comsultor: Miguel Oliveira

Fontes de informação:

Sangue: Como as coisas funcionam

versão para impressão: versão para impressão