Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Super gêmeos na vida real

Por: Daniele Souza

Foto: Renee D

Foto: Renee D'Avila

Você já ouviu falar dos heróis de desenho animado, famosos em torno de 1980, Super Gêmeos (Wonder Twins)?  Os dois irmãos gêmeos vinham de outro planeta e tinham poderes especiais, ativados quando eles juntavam as mãos. Mas não é preciso vir de outro planeta: existem diversos gêmeos, no Brasil e no mundo.

Na vida real, os gêmeos são dois ou mais irmãos que nascem no mesmo parto e podem ser ou não iguais. Os gêmeos do desenho animado eram dizigóticos (fraternos ou bivitelínos): isto porque eram um irmão e uma irmã, tinham sexos diferentes, ou seja, formados a partir de dois óvulos.

Tipos de gêmeos

Em uma gravidez comum, o óvulo da mãe é fertilizado pelo espermatozoide do pai, o embrião se desenvolve no útero da mãe, alimentado por uma placenta (massa que estabelece a comunicação entre a circulação do feto e da mãe durante a gravidez). Nos gêmeos fraternos, este processo ocorre mais de uma vez, na mesma gestação. Ou seja, os gêmeos fraternos são o resultado da fertilização de óvulos diferentes por espermatozoides diferentes, na mesma gestação da mulher. Esses óvulos geram irmãos gêmeos, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, com diferentes placentas. Estes irmãos podem ou não ter similaridades, pois são como outros irmãos que não são gêmeos, que apenas dividiram a mesma gestação.

Oliver e James Phelps. Foto: Niccolô Caranti

Oliver e James Phelps. Foto: Niccolô Caranti

Ainda mais curioso é o nascimento de irmãos gêmeos idênticos ou univitelínos. Esses gêmeos são sempre do mesmo sexo, pois são originados de um único óvulo fertilizado por um espermatozoide, que se divide, em dois ou mais. Por isso, os irmãos gêmeos idênticos possuem o mesmo genoma. Os gêmeos idênticos compartilham a placenta na maior parte dos casos, o que pode acarretar mais complicações, pois os mesmos dividem os nutrientes para o desenvolvimento e tem a circulação sanguínea em comunicação.

Existem, ainda, os gêmeos xifópagos ou siameses, que também são formados a partir do mesmo óvulo fertilizado. Entretanto, neste caso, os gêmeos vão se ligar por alguma parte do corpo. Isto pode ocorrer devido a uma divisão incompleta do óvulo fertilizado ou à união posterior de gêmeos idênticos durante a gestação. Nestes casos, os gêmeos podem nascer com cabeça, abdômen ou outras partes do corpo ligadas. Os xifópagos, um tipo raro de gestação, dividem a mesma placenta.

Alguns gêmeos famosos são Oliver e James Phelps (Fred e George Weasley de Harry Potter), Bia e Bianca Feres, do nado sincronizado, os cartunistas Chico e Paulo Caruso, e a dupla de grafiteiros Os Gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo). A cantora Alanis Morissette; o cantor Elvis Presley; os atores Kiefer Sutherland, Scarlet Johansson e Ashton Kutcher; e a modelo Gisele Bündchen são alguns casos de celebridades pelo mundo afora que tiveram irmãos gêmeos.

Reprodução assistida

Na reprodução assistida, quando as mulheres precisam fazer tratamentos para engravidar, muitas vezes são implantados três ou quatro embriões para assegurar o sucesso do tratamento: isso porque nem sempre os embriões transferidos vão se desenvolver naturalmente. Entretanto, há muitos casos em que muitos deles se tornam realmente viáveis, gerando uma gestação de dois ou mais gêmeos dizigóticos.

Atenção especial

A gestação de gêmeos necessita de uma atenção especial do médico e da gestante por possuir características particulares. Por exemplo, dificilmente a mãe alcança as quarenta semanas previstas de gravidez, porque o útero da mulher tem uma capacidade máxima de distensão: quanto mais bebês, mais precoce pode ser o nascimento. Além disso, também aumentam o volume do sangue e as necessidades de nutrição da mulher. A pressão sobre as articulações, os ossos e os músculos da mulher também é muito maior. A atenção médica é ainda mais recomendada no caso da gravidez gemelar, com visitas e exames periódicos.

Veja também:

Como diferenciar gêmeos univitelinos

versão para impressão: versão para impressão