Publicada em: 02/06/2015 às 15:53
Saúde


Dengue: pandemia do século XXI
Ana Palma, Miguel Oliveira

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

A cada ano, cerca de 50 milhões de pessoas são infectadas pela dengue no mundo. Por volta de 500 mil vão ser hospitalizados - grande parte crianças -, sendo que 2,5% acabam morrendo. Calcula-se que hoje 2,5 bilhões de pessoas - cerca de 40% da população mundial - vivam em áreas onde a dengue é endêmica.

Nas últimas décadas, a incidência da dengue tem aumentado dramaticamente e a doença vem se alastrando de forma explosiva. Antes de 1970 apenas nove países tinham sofrido epidemias graves de dengue. Hoje, ela é endêmica em mais de 100 países.

No Brasil, desde o início de 2015 foram notificados mais de 800 mil casos de dengue, enquanto que em 2014 foram 591 mil. Atualmente, três em quatro cidades do país apresentam pelo menos um caso notificado. 

A dengue é uma virose transmitida por mosquitos do gênero Aedes. Seus sintomas principais são febre súbita, dor de cabeça, nos músculos e nas articulações, exantema (manchas ou pápulas avermelhadas), redução no número de plaquetas no sangue e sangramento. Em casos mais graves, causa hemorragia, choque e pode levar à morte.

Saiba mais sobre a dengue:

Dengue - a doença

O mosquito Aedes

O vírus da dengue

Veja ainda:

Dengue é o fim da picada!


Museu da Vida - Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz
Apoio: CNPq