Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Biologia do Aedes aegypti

Por: invivo

O ciclo de desenvolvimento dos mosquitos Aedes aegypti compreende quatro fases, ovo, larva (quatro estágios larvários), pupa e adulto.

Os ovos do Aedes aegypti medem aproximadamente 1mm. De cor leitosa próximo ao branco, tornam-se em poucos minutos negros e brilhantes, como forma de camuflagem. Por postura, a fêmea deposita entre 5 e 500 ovos, disseminando-os próximo à linha d’água.

Os quatro estágios da fase de larva duram cerca de 10 dias, podendo se prolongar por algumas semanas de acordo com as condições climáticas. A larva se alimenta de substâncias orgânicas presentes na água, como bactérias, fungos e protozoários. Sua respiração se dá através de uma estrutura tubular chamada de sifão.

A pupa basicamente não se alimenta e permanece na superfície da água para facilitar a emersão do inseto adulto. Esta fase dura entre 48 ou 72 horas. Sua respiração é realizada através de um par de tubos respiratórios ou "trombetas" que chegam a superfície e permitem a respiração.

Ao emergir, o inseto adulto permanece pousado durante algumas horas para o endurecimento do seu exoesqueleto e das asas. Após 24 horas, já está pronto para copular, o que ocorre normalmente durante o voo. Uma única cópula é responsável em fecundar todos os ovos que a fêmea venha a produzir durante toda sua vida, ou seja aproximadamente 35 dias que é o tempo médio de vida adulta do inseto.


versão para impressão: versão para impressão