Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Dengue - História

Por: Ana Palma, Miguel Oliveira

A primeira referência a uma doença similar à dengue remonta à dinastia Jin (265–420) na China. Houve ainda informes sobre possíveis surtos no séc. XVII. Contudo, os primeiros relatos mais concretos sobre a doença são de David Bylon sobre um surto em Java em 1779, e Benjamin Rush sobre uma epidemia na Filadélfia em 1780. No final do século XIX, a dengue já era reconhecida como uma doença de costas, portos e cidades, espalhando-se para o interior ao longo dos rios.

Embora manifestações hemorrágicas já tivessem sido registradas em surtos em áreas não endêmicas na década de 20, foi somente nos anos 50 que a febre hemorrágica da dengue foi reconhecida como uma forma nova e mais grave da doença. Já a síndrome do choque hemorrágico da dengue surgiu de forma epidêmica pela primeira vez na Tailândia em 1958.

Coube a Albert Sabin e a Susumu Hotta e Ren Kimurao, separadamente, o isolamento pela primeira vez do vírus da dengue: o tipo I durante a II Guerra Mundial, e o tipo II na região do Pacífico. Posteriormente, foram isolados os tipos III e IV. No Brasil, o DENV-1 foi isolado pela primeira vez em 1986, pelo Departamento de Virologia da Fiocruz, o mesmo departamento também isolou os tipos 2 e 3. O DENV-4 foi isolado em 2010.

versão para impressão: versão para impressão