Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Síndrome Respiratória do Oriente Médio

Por: Ana Palma

Um sul-coreano de 68 anos retorna doente ao seu país de uma viagem ao Oriente Médio. Vai a quatro grandes hospitais até ser diagnosticado, infectando, no processo, profissionais de saúde e outros pacientes.

Resultado: o país passa a enfrentar uma epidemia da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), que atingiu quase 200 pessoas, matando mais de 30 doentes.

O episódio chama a atenção para a facilidade de disseminação de doenças por grandes distâncias devido aos modernos meios de transportes, bem como para a importância da vigilância em saúde.

A doença

A síndrome se caracteriza por infecção respiratória com febre, tosse e falta de ar. Outros sintomas comuns são pneumonia, diarreia, náuseas e vômitos. As complicações mais frequentes são insuficiência respiratória e renal, síndrome da angústia respiratória do adulto, choque séptico, coagulação intravascular disseminada e pericardite. A MERS mata cerca de 30% dos doentes.

Casos mais graves de MERS geralmente ocorrem em pacientes com problemas de saúde pré-existentes, como diabetes, imunodepressão, câncer e doenças cardíacas, respiratórias ou renais crônicas. Muitos infectados apresentam sintomas brandos, como os de um resfriado, ou são assintomáticos.

A síndrome é causada por um coronavírus – MERS-CoV, que vem circulando na Península Arábica desde 2012. Houve casos confirmados da doença em quatro continentes (Ásia, Europa, África e América), todos associados a pacientes com histórico de viagem ao Oriente Médio.

Transmissão

A MERS é uma zoonose, isto é, uma doença transmitida para o homem através de animais vertebrados. Acredita-se que o vírus tenha se originado em morcegos e transmitido para camelos no passado. Cepas de MERS-CoV idênticas às cepas humanas foram isoladas de camelos em vários países, como Arábia Saudita, Egito, Qatar e Omã.

A doença não é transmitida facilmente de pessoa a pessoa. É necessário contato próximo, como viver ou cuidar de alguém infectado. Foram registrados casos de MERS em hospitais e outros estabelecimentos de assistência à saúde.

Veja ainda

Coronavirus

Saiba mais

Organização Mundial da Saúde

versão para impressão: versão para impressão