Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Lagos de chiclete

Por: invivo

Quem sobrevoa o arquipélago australiano Recherche espanta-se ao ver, em meio à vegetação, uma grande mancha de um vívido rosa chiclete. Trata-se do Lago Hillier, o mais inusitado de todos os lagos cor de rosa do mundo. (/p>

Lagos rosa? Isso mesmo! Nem todos os lagos têm águas azuis, verdes ou escuras, algumas são cor de rosa. Em quase todos os casos, a coloração deve-se à alta concentração de sal de suas águas e à presença de micro-organismos adaptados a ambientes hipersalinos, como a microalga Dunaliella salina e algumas bactérias e arqueas.

Lago Hillier

>Mas o que torna o Lago Hillier tão curioso? Ao contrário dos outros lagos rosas, a cor de suas águas não se altera quando recolhidas em um recipiente. Isso mesmo! Se você encher um copo com água do Hillier, ela vai continuar rosa chiclete!

Com cerca de 600m de comprimento e está cercado por uma densa vegetação de eucaliptos e maleleucas e uma faixa estreita de dunas de areia que separa o lago do Oceano Antártico.

Situado na região de Goldfields-Esperance, no estado da Austrália Ocidental, o lago foi descoberto pelo explorador e cartógrafo Matthew Flinders em 1802. Explorado para a extração de sal por alguns anos, hoje o Hillier é parte da reserva natural do Arquipélago Recherche.

Austrália em cor de rosa

A Austrália, mais especificamente, o estado da Austrália Ocidental, parece ser o paraíso dos lagos rosa. Além do Hillier, outros três são encontrados na região.

Laguna Hutt (14kmX2,3km): situada próximo à costa ocidental da Austrália, abriga a maior instalação do mundo para a produção da microalga Dunaliella salina, da qual se extrai betacaroteno. É ainda importante fornecedor de artêmia, um pequeno crustáceo muito usado na criação de peixes e camarões.

Lago Rosa ( Pink Lake - 4kmX2km): situa-se na região de Goldfields-Esperance, na Austrália. Nem sempre é cor de rosa. A coloração da água muda, quando aumenta a concentração de sal, a temperatura sobe e há condições adequadas de luz. A cor deve-se à presença da microalga Dunaliella salina, da arquae Halobacterium cutirubrum e da alta concentração de artêmias. É uma importante área de concentração de pássaros.

Lago Rosa de Quairading : É um lago bem pequeno e a concentração de sal é mais baixa. É rosa a maior parte do ano, com algumas áreas mais escuras quase marrons.

Um lago inusitado

Único lago cor de rosa que não é salino, o Lago Dusty Rose (rosa velho em português, situado no Canadá, é formado por águas glaciais, que contêm pequenos fragmentos de minerais. Quando caem, essas águas tem um tom lavanda, que se torna rosa ao chegarem no lago, cercado por rochas que também apresentam um tom rosado.

Conheça outros lagos cor de rosa

versão para impressão: versão para impressão