Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Salgados e rosados

Por: invivo

Situado a 30 km de Dacar, no Senegal, o Lago Retba ou Lac Rose (3km2) era, até 2008, o ponto final do famoso rally Paris-Dakar. Em 2009, a corrida foi transferida para a América do Sul por razões de segurança.

O lago está separado do Oceano Atlântico por um pequeno corredor de dunas cor de terracota. Sua salinidade chega a 40%, similar ao Mar Morto, o que torna a água extremamente densa. Dessa forma, é fácil boiar sem afundar.
Contudo, nas águas do Retba, a vida prospera. Os peixes se adaptaram às condições extremas, desenvolvendo formas de se livrar do sal e manter seus níveis de água equilibrados. Mas sofreram uma redução de tamanho: os peixes do lago são quatro vezes menores do que os que vivem em um ambiente normal.

O Retba é ainda um importante recurso econômico para a região, mediante a exportação de sal. Cerca de três mil pessoas de toda a África Ocidental trabalham na extração do sal, usando manteiga de Karité para proteger a pele.

Foto: Framl Gerier

Foto: Framl Gerier

Foto: Jeff Kubina- Wikimedia

Foto: Jeff Kubina- Wikimedia

Grande Lago Salgado: Com 4400km2, é o maior lago salino do Ocidente. Situado em Utah, EUA, abriga um grande número de espécies de ave. Uma ferrovia corta o lago, dividindo-o em duas partes – os braços meridional e setentrional- e tem grande impacto na salinidade. Esta depende também do nível das águas.

Ao sul da ponte ferroviária, cianobactérias dão uma coloração esverdeada às águas. Esta região concentra de 35 a 45% do comércio mundial artêmias (pequenos crustáceos usados na alimentação de peixes). Os mangues abrigam aves como o falcão peregrino, gaivotas, patos, gansos, cisnes e pelicanos. As águas do lado norte têm coloração rosada, devido à presença da microalga Dunaliella salina, bem como arqueas e bactérias.

Lago Masazirgol ou Masazir: de todos os lagos cor de rosa, o Masazirgol é o mais explorado comercialmente, produzindo mais de um milhão de toneladas de sal por ano. Situado em um subúrbio de Baku, tem uma área de 10km2. A cor rosada do lago se acentua ao ser atingida pelos raios solares nos dias mais quentes do verão.

Flamingo andino. Foto: Diego Delso

Flamingo andino. Foto: Diego Delso

Laguna Colorada: situada no sudoeste do altiplano da Bolívia, dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Abaroa, é uma das Zonas Úmidas de Importância Internacional da Convenção de Ramsar. Suas águas rosadas, devido à presença de algas, contrastam com ilhas de sal bórax, muito brancas. É uma importante área de reprodução de três espécies de flamingos: chilenos, andinos e de James.

Salina de Torrevieja: situado em Valencia, forma, junto com o lago irmão de La Mata, o Parque Natural das Lagunas de La Mata e Torrevieja. Serve de refúgio para aves migratórias e outras espécies de animais, funcionando ainda como importante polo turístico. Suas salinas são exploradas desde o século XIII e produzem, hoje, cerca de 750 mil toneladas de sal por ano.

versão para impressão: versão para impressão