Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Viroses

Por: Maria Ramos

As viroses transmitidas por carrapatos apresentam pelo menos três tipos distintos de manifestações clínicas: as encefalites, as febres hemorrágicas e as doenças similares à dengue.

Febres Hemorrágicas virais - Os sintomas costumam aparecer de um a 21 dias após a exposição ao vírus e, dependendo da espécie, podem incluir febre, cansaço, tontura, dores musculares, fraqueza e exaustão. Em casos mais graves, pode ocorrer sangramento sob a pele, em órgãos internos, pela boca, pelos olhos ou pelas orelhas. Pacientes em estado grave podem apresentar sinais de choque, comprometimento do sistema nervoso, coma, delírio (confusão mental, problemas de fala) e convulsões. Não existe vacina nem tratamento específico contra a febre hemorrágica transmitida por carrapatos. As regiões com maior incidência são Índia, Sibéria, África, Oriente Médio, Bálcãs e Cáucaso.

Há ainda febres hemorrágicas virais contraídas por contato com o sangue de animais e picada de mosquitos infectados, como a febre amarela e a dengue. Algumas destas febres podem ser transmitidas de uma pessoa para outra. 

Encefalites virais – As encefalites transmitidas por carrapatos aparecem com maior frequência em países como Áustria, Belarus (antiga Bielo-Rússia), República Tcheca, Estônia, Alemanha, Hungria, Cazaquistão, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia e Ucrânia. A encefalite de Powassan, uma doença rara mas particularmente grave, é encontrada no Noroeste dos EUA e áreas adjacentes do Canadá, com pouco mais de 20 casos descritos.

O período médio de incubação é de cerca de uma semana. A primeira fase consiste em alguns dias de febre, cansaço, dor de cabeça e dor no corpo, seguida de um longo intervalo sem sintomas. Após esta fase, aparecem os primeiros sinais de comprometimento do sistema nervoso central, que incluem meningite, encefalite e mielite, podendo deixar sérias sequelas neurológicas e, em alguns casos, até mesmo levar à morte.

Além dos carrapatos, as encefalites podem, muito raramente, serem ainda transmitidas pela ingestão de bebidas lácteas não pasteurizadas, procedentes principalmente de cabras, mas também de ovelhas e vacas. Assim como nas febres hemorrágicas, não há um tratamento específico para as encefalites virais.

Febre por carrapatos do Colorado (similar à dengue) - é uma severa infecção viral transmitida pela picada do carrapato Dermacentor andersoni. É uma doença limitada ao oeste dos Estados Unidos, com maior prevalência entre março e setembro. Os sintomas começam de três a seis dias após a picada do carrapato infectado e são suor excessivo, dor no corpo, dores de cabeça, fotofobia (sensibilidade anormal à luz), dor nas articulações, náuseas, vômitos e fraqueza. A doença normalmente não é muito perigosa, mas é preciso administrar tratamento adequado.

Voltar à matéria principal.

versão para impressão: versão para impressão