Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Mantendo o sorriso bonito

Por: Daniele Souza

Um sorriso bonito é um cartão de visitas. Embora capaz de chamar atenção, não representa só a estética: uma dor de dente pode incomodar tanto a ponto de impedir uma pessoa de estudar e trabalhar, como ainda pode levar uma infecção da boca para o corpo inteiro.

Tudo isso? Sim. A dor de dente é só um sintoma de que algo não está bem. Na nossa boca, mesmo num indivíduo saudável, existem muitos microrganismos, não é preciso estar doente. Entretanto, para que estes microrganismos não causem desequilíbrio no organismo, é necessário manter a higiene bucal.

Já ouviu falar sobre a importância de escovar os dentes? Quando nós comemos, ficam restos de comida na superfície dos dentes, virando alimento para estes microrganismos. Ao se alimentarem dos restos, expelem um ácido que ataca o dente. O esmalte do dente é uma substância bastante resistente, mas pode ser corroído, formando a cárie, que é uma doença.

A cárie está relacionada a diversos fatores: quantidade e qualidade da saliva, forma e superfície dos dentes, ingestão dos alimentos e até uma maior produção de ácido pelas bactérias que habitam nossa boca.

Já ouviu alguém dizendo “não coma doces porque você vai ter cárie”? Só que, isoladamente, o açúcar não é um vilão, porque o açúcar não vem somente de doces. Embora os alimentos tenham diferentes substâncias, tudo o que se come pode levar a uma cárie se não houver uma limpeza bucal apropriada: doces, batata-frita, queijo etc.

Ao limpar a boca, um dos objetivos é o controle da placa bacteriana.  Mas o que é isso? Quando a sujeira acumula nos dentes, acaba virando uma massa bacteriana, mole, aderente, que se deposita na superfície dos dentes, não sendo eliminada nem por bochechos, jatos de ar, nem pela mastigação de alimentos duros.

Com o tempo, a placa vira o tártaro, que protege estes microrganismos, que vão expelindo mais ácido. À medida que eles produzem ácido, há uma queda de pH(Abreviatura de potencial de hidrogênio, palavra utilizada nos conceitos de química, para indicar maior ou menor grau de acidez de uma solução), criando a condição ideal para as bactérias se multiplicarem. Mais bactéria, mais sujeira, mais ácido, mais cárie. E menos saúde bucal! Cuide dos seus dentes para que eles não caiam, nem infeccionem, ou causem dor. Além disso, você pode manter um sorriso admirável!

As fases da cárie

Cuide dos seus dentes

Fonte de informação:

ABOPREV - Promoção de Saúde Bucal
coordenação: Léo Kriger, 1997. Editora Artes Médicas ltda

Agradecimentos:

Patricia Stomachin, cirurgiã-dentista.

versão para impressão: versão para impressão