Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Luz, câmera, ação!

Por: Maria Ramos

Wikipedia

Wikipedia

Taumatroscópio, fenaquistoscópio, estroboscópio, zootrópio, cineógrafo. Que nomes esquisitos, não? Ainda mais para brinquedos! Crianças e até adultos, no século XIX, se divertiam com esses aparelhos mecânicos, que eram o grande barato do momento. O sucesso aconteceu porque eles foram os primeiros a criar a ilusão de movimento (clique nos nomes para ver como funciona cada um deles).

Quando a fotografia foi inventada na década de 1820, esses brinquedos deram origem ao cinema. Isso porque os filmes nada mais são do que fotos de imagens em sequência exibidas numa velocidade que dá a ilusão de movimento.

Se você viu o filme King Kong, deve se lembrar do cineasta que ficava rodando uma manivela para filmar tudo o que estava acontecendo. Pois, então, eram assim os primeiros filmes: aquela manivela acionava um dispositivo que tirava várias fotos em sequência, num intervalo de tempo bem curto; depois, essas fotos eram exibidas na mesma velocidade com que foram tiradas. O designer Daniel Pinna explica que mesmo as modernas filmadoras digitais funcionam de forma parecida, registrando, em geral, 24 quadros por segundo.

A primeira sessão de cinema aconteceu em 1895. Os irmãos franceses Louis e Auguste Lumière conseguiram projetar imagens ampliadas numa tela graças a um aparelho chamado cinematógrafo. Passado alguns anos, as pessoas perceberam que poderiam criar a mesma ilusão de movimento do cinema com fotos de desenhos – era só modificá-los ligeiramente de um quadro para o outro como acontecia nos filmes.

Primeiro desenho animado

Primeiro desenho animado

O primeiro desenho animado foi produzido, segundo Daniel, em 1906, pelo inglês James Stuart Blackton e se chamava “Fases humorísticas de faces engraçadas”. O nome podia não ser lá muito interessante, mas o filme conquistou o público. Afinal, somente ver personagens desenhados num quadro-negro se movimentando já era uma novidade e tanto.

Quer saber como se dá a ilusão do movimento ou conhecer técnicas de animação? Então, não deixe de ler a matéria No Mundo da Animação.

Faça você mesmo um pequeno desenho animado! Clique aqui para abrir o arquivo.

Fontes de imagens: James Stuart Blackton e Wikipedia

versão para impressão: versão para impressão