Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Dicas e curiosidades

Por: Maria Ramos

  • No auge de sua fama, Popeye fez o consumo de espinafre, nos Estados Unidos, aumentar 30%, segundo pesquisas dos cultivadores do vegetal. As mães americanas convenciam os filhos a comerem espinafre alegando que assim eles ficariam fortes. Em gratidão, produtores desta verdura de Crystal City, Texas, EUA, construíram uma estátua para o herói.
  • Há ainda outra estátua do marinheiro em Alma, no estado de Arkansas, também nos EUA. A cidade, que se intitula capital mundial do espinafre, é a sede da empresa que vende a marca de espinafre enlatado Popeye.
  • O mito da beterraba vem da sua coloração vermelha, que é associada ao sangue. Por isso, as pessoas acham que a beterraba é forte e deve conter muito ferro, o que é um erro. Para aproveitar melhor os nutrientes, ferva a beterraba com casca e não desperdice suas folhas.
  • As melhores fontes de ferro de origem vegetal são vegetais verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; leguminosas, como feijões, grão-de-bico, ervilha e lentilha; e grãos integrais ou enriquecidos com ferro, como nozes, castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo.
  • Para potencializar a absorção de ferro dos vegetais, consuma-os junto com carnes ou alimentos com alto teor de vitamina C (acerola, abacaxi, kiwi, laranja, limão, pimentão, repolho, tomate etc.), que funcionam como estimulantes.
  • Evite consumir, logo após a refeição, alimentos que inibem a absorção de ferro, como chás escuros, café, refrigerantes à base de cola, chocolate e alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados.
  • Existem, no mercado, vários alimentos enriquecidos com ferro, como farinhas de trigo e milho, leite e cereais matinais.

Voltar à matéria principal

versão para impressão: versão para impressão