Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Caçador de borboleta

Por: Denise Moraes

Muitas espécies de borboleta estão desaparecendo. Isto acontece por causa de uma série de fatores, principalmente por ações erradas dos homens. Algumas vezes, os homens não percebem que fazem mal às borboletas; em outras ocasiões agem mesmo como caçadores, pegando os bichinhos na natureza por hobby ou para vender.

Quando um agricultor utiliza fertilizantes, pesticidas e inseticidas, em geral ele está contribuindo para a extinção de borboletas. O uso desses produtos químicos causa uma destruição na verdade muito maior: o desmatamento. Sendo assim, contribui para a degradação do meio ambiente. Ambiente desmatado, aonde as borboletas vão colocar seus ovos?  Do que as lagartas vão se alimentar? Onde os casulos ficarão protegidos? Como os adultos vão encontrar frutos e flores?

A destruição de áreas de matas e parques para a construção de prédios e casas afeta o ciclo de vida das borboletas, que dependem de determinadas plantas ao longo de seu desenvolvimento. Na verdade, a destruição de uma área verde afeta todo o ecossistema no qual a área estava inserida. Um grande problema do qual nem todo mundo se dá conta.

Por isso é importante falar dessas ações: existem pessoas que precisam ser esclarecidas sobre o mal que causam à natureza. Elas não percebem o que fazem e que as consequências sérias dos seus atos serão sentidas no futuro. Mas falando de borboletas, existe ainda um grupo de pessoas que é diretamente responsável pela destruição das espécies. E que sabe disso. São os caçadores de borboletas.

Alguns são colecionadores. Outros capturam borboletas para enfeitar peças de artesanato como quadros e relógios. Em qualquer um dos casos, a questão é que os caçadores chegam a matar muitas borboletas, de diferentes espécies, em apenas um dia.

Como muitos outros bichos da natureza, as borboletas são muito importantes para o equilíbrio de um ecossistema e devem ser preservadas. Agora você já sabe como. Se você conhece alguém que pegue borboletas, mostre a essa pessoa como é fundamental preservá-las. Imagine um mundo sem borboletas...

E mesmo se você não é um caçador, mas quando vê uma linda borboleta tem logo vontade de pegá-la para ver mais de perto, não faça isso! Ao pegar uma borboleta nas mãos suas delicadas asas podem perder escamas ou se romper, o que vai prejudicar o voo do bichinho.

Voltar à matéria principal

Fonte de imagem: http://www.claudiacasella.blog.br/?p=2930
 

versão para impressão: versão para impressão