Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Veja o vivo

Os canídeos

Fazem parte da família Canidae todos os tipos de cão doméstico – do pequinês ao pitbull –, além de lobos, chacais, raposas e o lobo-guará. Conheça melhor esta turma.

Leia mais

Se é do Brasil e não é jabuticaba, não presta.

Conheça a história da frutinha cem  por cento nacional.

Leia mais

Sabiá-Laranjeira

O que define um território como um país? A bandeira, a moeda e o hino. No caso do Brasil, um elemento a mais é adicionado: o sabiá-laranjeira, ou Turdus rufiventris.

Leia mais

Parece mas não é...

Eles parecem ursos de pelúcia com o pelo grosso e macio, o focinho curto e escuro, a cabeça arredondada e as orelhas grandes e peludas. Aprenda mais sobre esse animal típico da Austrália!

Leia mais

O outro soldadinho

Conhecido também como tangará-de-crista-vermelha e dançarino-de-crista-vermelha, o soldadinho é uma ave de cerca de 15 cm, a maior da família Pripidae, encontrada no cerrado e no pantanal brasileiro. Vive em regiões de buritizais, matas de baixada pantaneira, matas brejosas, matas de galeria e capões. Alimenta-se de frutas e insetos. Exerce um papel importante na dispersão de semente, especialmente no cerrado.

Aedes: resistência aos inseticidas

A detecção da resistência dos mosquitos aos pesticidas se deu com o uso intensivo do DDT a partir de meados do século XX. Atualmente, há regiões no mundo em que os mosquitos são resistentes à maioria dos inseticidas.

O mosquito Aedes

A dengue, bem como a febre amarela, a zika e a febre chikungunya, é transmitida por algumas espécies de mosquitos do gênero Aedes. Pequenos, com o corpo marcado por listas brancas e pretas, atacam durante o dia, especialmente ao amanhecer e no crepúsculo.

Diferenças entre A. aegypti e A. albopictus

Dois mosquitos parecidos 

Veja no quadro abaixo algumas diferenças entre as espécies A. aegypti e A.albopictus.

Outros transmissores da dengue

Outros transmissores da dengue são os mosquitos Aedes polynesiensis e do complexo Aedes scutellaris.

Aedes albopictus

O Aedes albopictus é o principal transmissor da dengue na zonas temperadas. É vetor ainda da febre chikungunya.

Aedes aegypti

O Aedes aegypti é o principal transmissor da dengue no mundo. Transmite ainda a febre amarela urbana e a febre chikungunya. Cosmopolita, é encontrado em locais de grande concentração urbana.

Resistência a inseticidas

O uso contínuo de produtos químicos no combate a insetos age como uma seleção artificial: populações mais sensíveis morrem, mas alguns indivíduos resistentes sobrevivem e passam esta resistência a seus descendentes que, em pouco tempo, tornam-se maioria.

Tatu bom de bola

Você já deve ter ouvido falar do Fuleco, não? Este é o nome oficial da mascote da Copa do Mundo da FIFA 2014, inspirada em uma criatura nativa do Brasil, o tatu-bola, uma das onze espécies de tatu no Brasil. Saiba mais sobre ele.

Um jeito zen de ser

Eles são os hippies da floresta, sempre bailando na copa das arvores. Igualitários, convivem de forma harmoniosa e tratam-se com carinho. Tanta paz e amor devia, pelo menos, fazer com que vivessem tranquilos. Nada disso! O muriqui é uma das 35 espécies mais criticamente ameaçadas de extinção do planeta. Candidato a mascote das Olímpiadas do Rio de Janeiro, é encontrado apenas no Brasil em alguns trechos de Mata Atlântica.

Ecossistemas: A vida se espalha

Quando ouvimos falar em ecossistema, pensamos logo nos grandes biomas, Floresta Amazônica, Pantanal... Mas dentro de cada um destes grandes biomas, há diferentes ecossistemas. A vida se espalha, ocupa todos os nichos, formando ecossistemas de diferentes dimensões.

Urbanas ou silvestres, baratas!

Nem todas as baratas são feias e nojentas como as que vivem nas cidades. Existem mais de 4 mil espécies de baratas e, acredite, algumas são até simpáticas.

Quem tem medo de barata?

Você tem medo de barata? Muita gente grita, sai correndo ou sobe em cima de um móvel ao ver um desses pequenos insetos. Ter medo ou nojo desses bichos é normal. Acabar com elas é que é difícil. Afinal elas são mais antigas do que os dinossauros.

Batatinha quando nasce

Batatinha quando nasce
Se esparrama pelo chão,
Menininha quando dorme
Põe a mão no coração.
(Cantiga popular)

Obediência canina

Quem tem cachorro em casa, sabe o quanto esses animais são inteligentes e afetuosos. Além de reconhecer o dono, são capazes de aprender diversos truques. Só falta falar, dizem os donos. Quem se lembra da collie Lassie e do pastor alemão Rin-tin-tin sabe que esses animais podem realizar feitos incríveis. Isso sem falar nos formidáveis cães guias, capazes de guiar cegos pelas caóticas grandes cidades. Mas, você já parou para pensar em qual é a raça canina mais inteligente?

O melhor amigo do homem

Você já deve ter ouvido que o cachorro é o melhor amigo do homem. Inteligentes e afetuosos, esses animais vêm acompanhando a humanidade há milhares de anos, e sua própria existência parece estar intimamente ligada ao ser humano.

Ruppy, uma cadela com luz própria

Já imaginou um cão capaz de brilhar no escuro? Você não precisa mais ficar imaginando. Pois o primeiro cão transgênico do mundo é capaz desse feito incrível. Ruppy – diminutivo de Ruby Puppy (ou cachorrinho rubi) – é uma cadela beagle clonada pelo time de cientistas liderado por Byeong-Chun Lee da Universidade Nacional de Seul, na Coréia do Sul.

Cachorro-quente das cavernas

Dez mil anos atrás, os cães também serviam de alimento para gente. Esse estranho hábito alimentar ficou provado quando foi achado um pedaço de osso de cachorro em meio a excrementos humanos pré-históricos.

Insetos e a biodiversidade

Existem muitas espécies de animais em nosso planeta. Essa variedade é conhecida como diversidade biológica ou biodiversidade. Manter a biodiversidade do planeta é muito importante. Dentre todas as espécies animais, o grupo dos insetos tem a maior diversidade. Conhecemos quase um milhão de espécies de insetos.

O país do canarinho

Quem gosta de futebol e não ouviu falar na Seleção Canarinho? A seleção de futebol mais famosa do mundo – a brasileira – ganhou seu apelido na Copa de 54. Desde então, além de ser a terra do futebol, o Brasil é o país do canarinho. Vamos deixar o futebol de lado e conhecer esse pássaro simpático?

Inverno dá um sono...

Sabe aquela vontade de dormir até mais tarde quando está fazendo frio? É tão bom ficar debaixo do cobertor que não dá vontade de sair nem para ir à escola. Não pense que só você se sente assim. Muitos bichos também gostam de dormir um pouco mais quando está muito frio. Alguns chegam a dormir o inverno inteiro, só acordando para comer, ou nem isso.

Tudo que aqui se planta, nasce, cresce e floresce...

Quando Pero Vaz Caminha chegou em terras brasileiras escreveu uma carta ao Rei dizendo: aqui nessa terra tudo que se planta nasce, cresce e floresce. Ele não podia estar mais certo. Por isso é fácil se confundir e achar que algumas plantas estrangeiras são nativas.

Frutas exóticas

Algumas das frutas mais populares em nosso país não são nativas daqui. O solo fértil do Brasil nutriu essas plantas e elas se adaptaram muito bem. Hoje, mesmo sendo comumente encontradas na mesa do brasileiro, elas continuam sendo frutas exóticas. Conheça melhor algumas delas.

Lobo-guará, um solitário no cerrado

O belo lobo-guará já caminhou através de florestas, campos e cerrado sul-americanos, mas hoje é encontrado, principalmente, no cerrado. Por isso é utilizado como símbolo dos movimentos de conservação deste bioma brasileiro. Conheça melhor o maior canídeo sul-americano.

Yes, nós temos banana

Quem não gosta de banana?  Não estamos falando das Bananas de Pijamas, mas daquela fruta gostosa e macia que sua mãe traz da feira. Afinal, como cantava Carmen Miranda, "banana engorda e faz crescer".

Bananas de todas as qualidades

Há três espécies de bananas comestíveis. Saiba mais sobre cada variedade dessa fruta tropical.

O sumiço dos anuros

O sapo cururu não canta mais na beira do rio. Isso por que os anuros – ordem de animais do qual fazem parte, além dos sapos, rãs e pererecas – estão ameaçados de extinção.  Entre e descubra o porquê.

Sapo cururu

“Sapo cururu,
na beira do rio
quando o sapo canta, maninha
é que está com frio.”

O sapo cururu (Bufo marinus) – também conhecido como sapo-boi – é o anfíbio mais comum do Brasil.  Entre e conheça melhor esse anuro.

Arrepiantes, perigosos e peçonhentos

Você tem medo de cobra? Acha aranhas e escorpiões nojentos? Muita gente, por não gostar desses animais, perde a oportunidade de conhecê-los melhor. Não perca a chance de aprender mais sobre os animais peçonhentos do Brasil.

Homem-aranha e outros aracnídeos

No filme, o homem-aranha ganhou seus super poderes após ser picado por uma aranha alterada geneticamente. Não pense que se você for picado por um desses animais vai ficar mais forte ou sair por aí atirando teias. O máximo que você pode conseguir é sentir muita dor e passar mal.

Oito braços, três corações e alma espanhola

Você ouviu falar de Paul, o polvo profeta? Ele previu o resultado de vários jogos durante a Copa do Mundo de 2010. Esqueça as profecias, entre aqui e aprenda mais sobre polvos.

Macacos me mordam!

Macacos, morcegos, gambás, botos, baleias, papagaios, gaviões e até jacarés podem ser encontrados nas áreas urbanas da cidade com certa frequência e acabam virando notícia em jornais e na TV. Mas por que isso acontece? Devemos ficar contentes por conviver de perto com espécies da nossa fauna ou esta aproximação pode nos trazer problemas?

Tigres tristes

Há cem anos, 100 mil tigres corriam livres na natureza. Hoje eles não passam de 3500. Em 15 a 20 anos, não haverá nenhum! A advertência é de especialistas em vida selvagem, preocupados com a caça predatória e a drástica redução dos hábitats desses animais. Aproveite enquanto é tempo e aprenda mais sobre esse que é o maior e o mais forte dos felinos.

Esponjas

Se esponja para você ou se chama Bob ou fica pendurada no box do seu banheiro, você precisa entrar aqui e conhecer mais sobre os Poríferos.

Biomas brasileiros

Você sabe o que é um ecossistema? E um bioma? Aprenda estes dois conceitos e conheça os setes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Campos Sulinos e Costeiro.

Sereias da Natureza

Quem nunca ouviu lendas sobre sereias que encantavam marinheiros e os levavam para o fundo do mar? Mas será que esses seres, metade mulher e metade peixe, realmente existem ou será apenas mais uma história inventada pelo homem?

Peixe-boi e seus “primos”

Existem três espécies de peixe-boi no mundo, mas se juntarmos os seus “primos” (o dugongue e a vaca marinha - que também são chamados de Sirenia), teremos cinco espécies ao todo.

Uirapuru

Embora seja uma ave pequena, o uirapuru é tema de muitas lendas. Conheça um pouco mais sobre esse pássaro amazônico.

Caçador de borboleta

Muitas espécies de borboleta estão desaparecendo. Isto acontece por causa de uma série de fatores, principalmente por ações erradas dos homens. Aprenda aqui como defender esses lindos bichinhos.

Bioma Mata Atlântica

Há 500 anos a Mata Atlântica, que ainda não tinha esse nome, já era fundamental para a vida de tribos indígenas brasileiras. Cinco séculos depois, ela continua sendo importante para os habitantes dessa terra, constituindo um dos sete biomas nacionais.

Bioma Campos Sulinos

Lá na pontinha do Brasil o bioma Campos Sulinos guarda imensas planícies verdes e muitos lagos e lagoas. Confira.

Bioma Costeiro

Mangues, costões, restingas... São vários os ecossistemas que fazem parte do bioma Costeiro. Conheça alguns deles.

Bioma Pantanal

O bioma Pantanal apresenta a maior biodiversidade de aves do mundo. E guarda também outros segredos e preciosidades. Quer saber quais são?

Bioma Caatinga

Mesmo seco em grande parte do ano, o bioma Caatinga é abrigo de diferentes espécies da fauna e da flora. Você imagina quais sejam? Confira aqui.

Bioma Cerrado

Agora vamos aprender sobre o Cerrado, bioma que cobre 25% do território brasileiro.

Bioma Amazônia

Começando nossa série sobre os biomas brasileiros, vamos aprender mais sobre a Amazônia.

É tempo de quaresmeira!

Se, com a proximidade das férias e a bateria de provas de fim de ano na escola, você não lembrou de admirar as flores na Primavera, não deixe de observar a quaresmeira.

A flor símbolo do Brasil

Que o pau-brasil é a Árvore Nacional muita gente sabe. Mas você sabe qual é a flor símbolo do nosso país?

Vida de rei, trabalho de rainha

Elas cuidam dos filhos, caçam e ainda têm que carregar a janta do dia, quem sabe uma zebra ou uma girafa, para a sua família. Ele vive rodeado de fêmeas, come primeiro que todo mundo e... descansa para poupar energia. Sabe como é, para o caso de ter que enfrentar algum invasor.

O ataque do vampiro

O universo que envolve os morcegos é cheio de mitos: “Os morcegos são ratos de asas”, “Quem é mordido por morcego vira vampiro” e outras coisas do tipo. Se por um lado espalhar essas histórias pode até ser divertido, por outro isso contribui para consolidar muitas ideias erradas sobre esses animais.

Cara de leão, tamanho de esquilo

De todos os animais brasileiros ameaçados de extinção, ele é o que mais chama a atenção internacional. É o símbolo da conservação do meio ambiente no país. Outra dica: a sua juba é de leão, mas o tamanho de esquilo. Já sabe quem é?

Eca! O fermento é um fungo

O ingrediente responsável por deixar o pão macio e fofinho é o fermento, você já ouviu isso? É, mas o mais interessante disso tudo é que o fermento usado no pão, chamado de fermento biológico, é um fungo. Quer dizer, um, não, vários fungos.

S.O.S. Araras

Durante muito tempo, o Brasil foi um paraíso para as araras. Mas depois de mais de 500 anos de exploração inconsequente da natureza, várias espécies já estão extintas e outras seriamente ameaçadas.

As confusões do Louro

Por causa da tagarelice, os papagaios, também chamados de louro, vez por outra, estão metidos em confusões.

Vou-me embora para Pasárgada!

De tempos em tempos, diferentes espécies animais põem o pé na estrada. Descubra quais motivos levam os bichos a migrarem.

Pinguins: os novos astros do cinema

Não é outro filme do Batman, mas os pinguins retornaram às telas do cinema. E desta vez ficaram com o papel principal.

Será que ele é?

Talvez aquele bichinho de estimação que você ou seu amigo abrigam em casa e chamam simplesmente de tartaruga não seja exatamente o que vocês pensam.

Todos os animais fazem xixi?

Ah! Cachorro e gato é fácil de responder. Mas e outros animais? Sapo, galinha, papagaio, jacaré... Será que eles também fazem xixi?

Todos os animais dormem?

Você já parou para se perguntar se elefante dorme? E girafa? Será que insetos também podem dormir? Veja e descubra como é o sono dos animais.

Taz - o demônio da Tasmânia existe

Rodopiando como um tornado, Taz come tudo o que vê pela frente, seja animado ou inanimado. Conheça os animais que inspiraram a criação do famoso personagem de desenho animado.

Instinto selvagem

Os gatos estão nos filmes e nos desenhos animados, há anos perseguindo ratos, passarinhos e ‘brigando’ com cachorros. Descubra mais sobre o instinto dos gatos domésticos!

Lavadeira

Tente encontrar a Lavadeira pelo campus de Manguinhos!

Garça-branca-pequena

Sabia que a garça move os pés sobre a água para atrair as presas? Descubra mais sobre a Garça-pequena!

Lagartixa Preta

Onde se pode encontrar a Lagartixa preta pela Fiocruz?

Bem-te-vi

Você já viu um Bem-te-vi? Descubra onde encontrá-lo no campus da Fiocruz.

O Mico no Campus da Fiocruz

Você já deve estar pensando que aconteceu uma situação embaraçosa ou vexatória na Fiocruz, pois é, mas você se enganou. Passeando pelo campus da Fiocruz é possível localizar diversos miquinhos por meio de um assobio bastante agudo. É só prestar bastante atenção!

Essa é minha, eu vi primeiro!

Conheça o ritual de acasalamento das pererecas da folhagem.

Berçários Suspensos

Depois da "conquista" da fêmea, inicia-se o processo de acasalamento e produção de novos descendentes. Fique sabendo das particularidades reprodutivas das pererecas da folhagem!

Quem tem medo de tubarões?

Tubarões despertam arrepios na maior parte das pessoas. No entanto, muitas vezes, são os homens que ameaçam esses animais e seu habitat.

Prato principal??? Nem pensar!!!

Animais utilizam mecanismos de proteção, como a camuflagem para se defenderem de seus predadores.

Espionando: A Wuchereria bancrofti

O que é isso?! Um helminto longo e delgado que costuma viver em seres humanos e causa a filariose linfática. Chamadas de filárias, vivem de 4 a 6 anos e produzem milhões de microfilárias. Descubra mais sobre o assunto.

Espionando: No mundo dos fungos

Encontrados em diversos ambientes, os fungos participam ativamente da vida humana. Desde o champignon do estrogonofe até o fungo utilizado na produção da penicilina. Que tal fazer uma experiência?

Espionando: Amebas

Sem cérebro, sem sistema circulatório, sem músculos, as amebas, possivelmente um dos primeiros protozoários, sobrevivem na Terra ao longo de bilhões de anos.

Espionando: As bactérias

Encontradas em toda a parte - no solo, dentro de vulcões, nas profundezas do oceano, no ar e no interior do nosso corpo - as bactérias são os seres mais antigos e numerosos da Terra.

Espionando: Os protozoários

Saiba mais sobre os protozoários, seres unicelulares, encontrados em todo o mundo e responsáveis por importantes moléstias humanas, como a malária, a doença de Chagas e a amebíase.

No mundo dos sapos

Descubra a diferença entre sapos, rãs e pererecas