Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

História

As pesquisas sobre radioatividade

Apesar de importância de suas pesquisas sobre radioatividade, Marie e Pierre Curie não possuíam nem mesmo um laboratório adequado. Trabalharam em um barracão abandonado, sem ventilação e com goteiras, expostos à radiação, vapores venenosos e condições climáticas extremas.

Leia mais

Alan Turing, o pai da computação

Você já ouviu falar em Alan Turing? Aposto que não. Mas se você está, neste momento, lendo este texto no computador, deve agradecer a esse matemático inglês que viveu entre as décadas de 1910 e 1950. Considerado o pai da computação, Turing criou um modelo teórico para um computador universal.

Leia mais

Hanseníase na história

O bacilo Mycobacterium leprae tem andado pelo mundo há muito tempo. Já no século 6 a.C., havia referências à temida doença por ele causada: a hanseníase. Saiba mais sobre essa história.

Leia mais

Os raios X na I Guerra Mundial

Após a morte do marido, Marie enfrentou boatos e preconceitos nacionalistas e antissemitas. Em 1911, porém, tornou-se a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel, numa demonstração de prestígio internacional. Apesar da importância do seu trabalho na I Guerra Mundial, organizando um serviço de radiografia móvel, jamais obteve, em vida, reconhecimento do governo francês

Marie Curie: pioneira da Ciência

Imagine quantas dificuldades uma mulher precisava enfrentar, no século XIX, para correr atrás dos seus sonhos. Marie Curie foi uma pioneira. E foi reconhecida por isso: ela não só foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel em Ciências, mas também a primeira pessoa a receber duas vezes essa condecoração.

Nobel: um prêmio pelo bem da humanidade

Há muito tempo a gente ouve falar do Prêmio Nobel. Os jornais sempre noticiam quem o ganhou, e os premiados, se já não eram, ficam famosos pelo mundo todo. Mas porque esse prêmio é tão importante e como essa história começou?

A história das cores

A oposição de cores, luz e sombra ou massa destaca os valores de uma obra de arte. Este tipo de oposição também é chamado de contraste. Artistas utilizam diferentes técnicas para criar contraste em seus trabalhos. Venha, a partir de um breve passeio pela história da arte, entender algumas relações de contraste entre cores criadas ao longo do tempo.

A história da banana

Além das bananas frescas, podemos comer bananadas, bolo de banana, banana-split e tantas outras gostosuras feitas a partir dessa fruta tão brasileira... Espere aí! Brasileira? Apesar de tão populares em nosso país, as bananas que comemos são variedades estrangeiras. As nativas, que podem ter sementes, não são cultivadas comercialmente.

A vida de Newton

Conheça melhor a biografia do cientista, matemático e físico Sir Isaac Newton.

Monteiro Lobato e a origem de Jeca Tatu

No início do século XX, as expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz revelaram um país miserável, desnutrido e doente. As denúncias dos pesquisadores de Manguinhos exerceram uma influência profunda em vários intelectuais, em especial Monteiro Lobato.

John Needham (1713-1781)

Naturalista e padre católico inglês, John Needham defendia a geração espontânea e entrou em confronto com Voltaire e com o cientista e também padre italiano Spallazani

Os pioneiros

Em um dia qualquer entre junho e dezembro de 1908, Oswaldo Cruz reuniu os pesquisadores de Manguinhos para uma foto em frente ao caramanchão da Casa de Chá. Era uma forma de registrar a passagem por Manguinhos de dois ilustres cientistas alemães, Gustav Giemsa e Stanislas Von Prowazek.

A origem do doce quase sem fim

Chiclete tem aquele gostinho doce, aquele cheirinho bom... mas nem sempre foi assim. Você já parou para pensar como, quando e onde surgiu o chiclete?

Arquimedes e a coroa

Era uma vez um rei que não queria ser enganado. Para isso ele contou com a ajuda de um sábio grego e então ...“Eureka”!

Serviço Nacional de Educação Sanitária - o estreito vínculo entre educação e saúde

Higiene, educação, prevenção. Estas questões eram alvo das políticas do SNES, criado durante o governo de Getúlio Vargas.

Luiz Sá: um desenhista a serviço da saúde

As cartilhas criadas pelo Serviço Nacional de Educação Sanitária há mais de meio século procuravam ensinar a prevenir e tratar doenças com hábitos saudáveis. Elas contavam com um trunfo: os desenhos do fera Luiz Sá.

O Abecê da escrita

A, B, C, D, E , F, G .... aprender a ler e a escrever para você foi fácil? E para a humanidade, como foi? Saiba como foi a aventura do desenvolvimento da escrita e conheça os diferentes sistemas de escrita e os diversos alfabetos existentes.
E mais: Brinque de escrever seu nome com hieróglifos!

Luz, câmera, ação!

Você já parou para pensar como surgiram os desenhos animados? Ou como aconteceu a primeira sessão de cinema? Nessa matéria, você vai descobrir quem inventou essas maravilhas, vai poder ver um vídeo do primeiro desenho animado e ainda conhecer brinquedos que fazem animação sem câmera.

Taumatroscópio

O taumatroscópio foi um dos mais antigos e populares brinquedos de animação. Não se sabe ao certo quando ele foi inventado, mas alguns historiadores acreditam que tenha sido no início do século XIX.

Zootrópio

O zootrópio ou roda-da-vida foi criado em torno de 1834 pelo relojoeiro inglês William Horner.

Estroboscópio

Na mesma época em que o fenaquistoscópio foi inventado (entre 1828 e 1832), o cientista austríaco Simon Von Stampfer inventou um brinquedo parecido: o estroboscópio.

Fenaquistoscópio

O fenaquistoscópio foi o primeiro brinquedo que realmente criava a ilusão de movimento.

Brincando com fogo

Sabia que os palitos de fósforo na verdade não possuem fósforo? E que os primeiros palitos podiam ser acesos em qualquer superfície áspera e não somente no lado da caixinha? Não perca essas e outras curiosidades sobre a invenção que revolucionou a forma de se fazer fogo.

Quem veio primeiro: o sorvete ou a geladeira?

Você sabia que o sorvete foi inventado muito antes da geladeira e do freezer? Isso mesmo! Embora a origem dessa delícia refrescante tenha se perdido no tempo, é provável que o sorvete tenha surgido na China há cerca de 3.000 anos.

Segredos da floresta

Lendas, mistério e muita controvérsia envolvem a descoberta da casca de uma árvore chamada cinchona. O quinino, um pó branco extraído dessa casca, foi o primeiro medicamento usado em larga escala no combate à malária.

Um castelo dos contos de fada

Príncipes, princesas, bruxas, monstros? O que iriam encontrar na primeira visita ao Castelo Mourisco? Era o que muitas crianças se perguntavam enquanto esperavam em grandes filas, ansiosas por conhecer a sede da Fundação Oswaldo Cruz.

Simplesmente divino!

Se você é louco por chocolate e sempre achou que ele só podia ser mesmo divino, saiba que você não é o único. Em mais de dois mil anos de história, o chocolate foi por muito tempo considerado sagrado por sociedades antigas do México e da América Central.

Pandemia de gripe de 1918

Em 1918, uma cepa mortal do vírus influenza se espalhou pelo mundo causando a morte de mais de 20 milhões de pessoas. Conheça um pouco mais sobre esse tempo sombrio...

O pão nosso de cada dia

Quem não gosta de um pão quentinho com manteiga no café da manhã? Usado como sinônimo de vida e trabalho, alimento do corpo e da alma, o pão faz parte da cultura de muitos povos e tem um significado importante em várias religiões.

Por trás desses óculos...

Conheça um pouco mais sobre a história desse acessório que há muito faz parte das nossas vidas e nos auxilia a enxergar melhor.

"É um milagre!"

Imagine uma descoberta que possibilitasse a cura de várias doenças fatais e que permitisse salvar a vida de milhões de pessoas de uma só vez. Pensou? Pois essa descoberta já aconteceu!

Perdido no espaço

Alguma vez você já se viu perdido, sem saber onde estava ou sem conhecer o caminho de volta? Não é à toa que se orientar no tempo e no espaço sempre foi um problema que o homem buscou resolver.

Rocha Lima, o pai das rickettsias

Henrique da Rocha Lima, um dos primeiros cientistas a frequentar o Instituto Oswaldo Cruz, descobriu a Rickettsia prowazeki, uma bactéria que deixava doentes combatentes e prisioneiros de guerra na Europa.

Viajando com Oswaldo

Viajar pelo interior do país, pesquisar, descobrir sobre doenças. Saiba mais sobre a viagem de Oswaldo Cruz para a Amazônia.

Você conhece Inhaúma?

Você já deve ter ouvido falar no bairro de Manguinhos, não? A palavra bairro é muito recente. Antigamente, as pessoas utilizavam a palavra Freguesia.

Voando em ideias

Avião, asa-delta, balão, ultraleve, foguete. Se hoje existem diversas possibilidades de voo, houve um tempo em que isto apenas existia no imaginário das pessoas.

Carlos Chagas

Cientista brasileiro que realizou trabalhos e descobertas de repercussão internacional como a identificação da doença de Chagas e seu ciclo. Participou de campanhas, foi professor, chefe de departamento, inclusive diretor de Manguinhos.

História da filariose

A descoberta de que a filariose era transmitida por mosquitos aumentou as investigações na área, levando a outros achados, inclusive em outras doenças.

Viagem de trem

Antigas histórias relatadas por Henrique de Beaurepaire Aragão, um dos primeiros pesquisadores do Instituto Soroterápico Federal.