Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Saúde

Doação de sangue e tipos sanguíneos

Você já deve ter lido, no jornal, ou visto na televisão, pedidos de doação de sangue, para pessoas que estão internadas, em tratamento, ou tiveram algum problema. Saiba mais sobre a doação e os diferentes tipos sanguíneos.

Leia mais

Tipos de transtornos psiquiátricos

Saiba mais sobre os principais problemas que mexem com a cabeça de crianças e adolescentes.

Leia mais

Origens do macarrão

Italianos, árabes, chineses, Marco Polo? Quem apresentou o macarrão para o mundo?

Leia mais

Doenças deixadas de lado

Doenças negligenciadas... Você sabe o que é isso? Descubra aqui.

Leia mais

Coronavirus

Coronavírus são grandes vírus de RNA que causam infecções respiratórias, geralmente leves a moderadas, em seres humanos e animais. Contudo, dois tipos de coronavírus são responsáveis por infecções respiratórias graves.

O vírus da dengue

O vírus da dengue se divide em quatro tipos, denominados Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Todos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto a dengue hemorrágico.

Diagnóstico da dengue

O diagnóstico inicial da dengue é sempre feito por meio de exame clínico, com o auxílio de alguns testes simples e rápidos. Exames mais complexos permitem confirmar a doença e detectar o tipo de vírus que está causando a infecção.

Dengue - a doença

Primeiro vem a febre, alta e súbita e um cansaço extremo, acompanhados de dor de cabeça, nos ossos, músculos e articulações e atrás dos olhos. É por isso que a dengue era conhecida antigamente como febre quebra-ossos.

Dengue - História

Embora a primeira referência a uma doença similar à dengue remonte à dinastia Jin (265–420) na China, os primeiros relatos mais concretos sobre a doença são de David Bylon sobre um surto em Java em 1779, e Benjamin Rush sobre uma epidemia na Filadélfia em 1780.

Jornadas do sangue

Se você gosta de filme de aventuras, já deve ter assistido a uma viagem de barco, em uma correnteza, passando por lugares estreitos e diferentes. É mais ou menos o que acontece com o sangue humano. Embarque nesta viagem!

Solte o som com moderação!

Seu amigo está ao seu lado de fone de ouvido e mesmo assim você consegue escutar a música que ele está ouvindo? Chama a atenção dele! Aparelhos como os MP3s podem causar danos à audição quando o volume é alto e a exposição ao som é prolongada.

Sódio: vilão silencioso da saúde

Bateu aquela fome e a primeira coisa que você pensa em comer é o macarrão instantâneo que está na sua dispensa. Mas o que muita gente não sabe é que esse produto possui grande quantidade de sódio . E aí vem o perigo: sal em excesso faz mal à saúde e doenças do coração. 

Bafo de onça...E agora?

Você chega numa festa,achando que vai beijar aquele gato e quando ele chega perto...Xiiiii! Você sente aquele cheirinho ruim da boca e o famoso mau hálito estraga o grande momento. Cuidados diários de higiene e algumas mudanças na alimentação podem resolver de vez esse problema. 

A bioquímica da paixão

Se você se acha um romântico inveterado, que se apaixona por todas as colegas de sala, ou se você nunca passou pela experiência prática da paixão, mas tem curiosidade de saber porque seus pais decidiram ficar juntos e como tudo isso começou, seu lugar é aqui.

Doenças de Inverno e como preveni-las

Ficar doente nas férias é sempre chato, mas aqui você pode encontrar pequenas soluções para evitar doenças típicas de inverno, como a gripe, resfriados e alergia.

O que Nina vai aprontar?

Quietinha...Coçando a cabeça...Só podia ser alguma arte! Mas Nina, naquele dia, se comportou. O que estava acontecendo? O culpado era um bichinho muito irritante. Saiba mais em O que Nina vai aprontar?

Sorriso Metálico

Sua vida está ótima! Você é popular na escola e até mesmo o cara de quem você gosta te convidou para uma festa. De repente, a bomba! Você tem que usar aparelho. Esta é a história de Sharon, a protagonista do desenho animado Sorriso Metálico, e de muitos outros jovens. Mas lembre-se: ao final seu sorriso vai estar lindo!

Saúde mental não tem idade

Crianças e adolescentes também sofrem depressão e outros transtornos psiquiátricos. Conheça os principais problemas que afetam essa faixa etária e entenda melhor o que acontece.

Hanseníase: esclarecer para erradicar

A cada 15 minutos, um novo caso de hanseníase (lepra)é detectado no Brasil (Ministério da Saúde,2009). Por desconhecimento,vergonha ou medo do preconceito, as pessoas deixam de procurar ajuda. Mas hoje a doença tem cura e seu tratamento é gratuito!

Massa para todos os gostos

As massas compõem o cardápio preferido de pessoas no mundo todo. E você pode comer sem culpa!  Saiba mais sobre esse prato tão famoso e como incluir as massas numa dieta balanceada e saudável.

Hepatites: uma sopa de letrinhas fatal

A...B...C...D...E...O que é isto? São os diferentes vírus das hepatites, doença que atinge cerca de um terço da população mundial. Para despertar a atenção para esta pandemia silenciosa, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu o dia 28 de julho como o Dia Mundial da Hepatite.

Reciclagem de polímeros

Polímeros estão por toda parte e podem ser orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos. Mas quando o assunto é lixo , os vilões são os polímeros sintéticos. Além de não serem biodegradáveis, nem sempre são recicláveis e, em geral, sua incineração causa danos ao meio ambiente.

Reciclar para viver

Além de poupar recursos naturais e aumentar a vida útil de aterros sanitários, há outra razão para nos preocuparmos com o que jogamos fora: a reciclagem também gera riqueza! O simples fato de separar o lixo úmido (restos de alimentos) do lixo seco (embalagens, latas e papéis) já facilita o trabalho dos catadores de material reciclável.

Os helmintos do amarelão

Necator americanus e Ancylostoma duodenale – você já teve o desprazer de conhecê-los?

Esses dois helmintos são os responsáveis pela ancilostomose, ou amarelão, uma doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge cerca de 740 milhões de pessoas em todo o mundo e incide, principalmente, sobre as populações mais pobres e desfavorecidas das regiões tropicais e subtropicais (dados de 2008).

Coçando e andando

Ele entra na sua pele e faz um caminho engraçado, provocando muita coceira. Conheça o bicho geográfico e entenda por que seu animalzinho de estimação não pode ir a praia com você.

Doenças da Banana

Bananas têm pouca diversidade genética e, por causa disso, são mais vulneráveis a doenças. Entre e descubra mais sobre esses males.

Receitas com banana

Aprenda duas receitas de bolo de banana. Uma é integral e a outra para diabéticos.

A gripe dos porcos

Porcos você conhece. E na gripe suína você já ouviu falar? Entre e descubra mais sobre esta doença e como se proteger dela.

Os venenos e seus soros

Se você for picado por um animal peçonhento, a solução é ir ao médico o mais rápido possível para receber soro.

Aminoácidos

Saiba mais sobre os 20 aminoácidos fundamentais para nossa vida.

Dengue é o fim da picada!

Na sua casa, no seu bairro e na escola. Ele pode estar em qualquer lugar, pronto para te picar. Sabe de quem estou falando? Do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Conheça esse inimigo e aprenda como tratar e prevenir a dengue.

Verdades e mentiras sobre a dengue

Leu tudo sobre a dengue mas ainda tem algumas dúvidas? Desvende mentiras e conheça verdades sobre a dengue aqui.

Goma boa e goma má

O hábito é antigo. Os gregos mascavam uma resina de árvore porque acreditavam que a substância tinha poder de curar certas doenças. Será que aquele chiclete antigo realmente fazia bem à saúde dos gregos? Atualmente, mães, pais e dentistas vivem se perguntando se o chiclete é bom ou ruim. Ah... aquele gostinho do chiclete é tão bom! Mas a verdade é que alguns cuidados devem ser tomados por quem tem o hábito de mascar chiclete.

Ai! Ui! Ai!

Que bom seria se a gente não sentisse dor, não é? Na verdade, não. Seria muito perigoso. Entenda por quê. E mais: uma animação mostra o caminho que a dor percorre no nosso corpo até o cérebro.

Obesidade: uma nova epidemia?

Você tem se achado meio gordinho ou gordinha? Adora guloseimas, mas passa longe de frutas, legumes e verduras? Fica horas por dia sentado em frente à televisão, ao computador ou ao videogame? Cuidado: você pode acabar sendo mais uma vítima da obesidade.

Popeye e o mito do espinafre

Se alguma vez você comeu espinafre achando que ia ficar forte igual ao Popeye, já deve ter percebido que esse vegetal não é tão poderoso quanto promete o marinheiro nos desenhos animados.

Gorduras: vilãs da saúde?

Elas parecem estar por toda parte: nos salgadinhos, sorvetes, doces, biscoitos, carnes, leite, manteiga. E todos dizem que são as inimigas da saúde e da boa forma. É claro, estamos falando das gorduras. Mas será que elas são tão vilãs assim?

A química do amor

Fim de namoro e um novo companheiro: o chocolate. Quem nunca viu uma cena parecida ou até mesmo recorreu a essa deliciosa guloseima num momento de carência emocional?

Cuidado: cachorro louco

Você sabia que agosto é conhecido como o mês do cachorro louco? Dizem que, nesse mês, é comum os cães pegarem uma doença terrível, a raiva, que deixa vários animais, inclusive gatos, cavalos, bois, morcegos e até gente, doidinhos da silva!

Tá na hora de dormir!

Seria bem melhor que nós não precisássemos dormir, não é mesmo? Quanta coisa poderíamos fazer! Haveria mais tempo para brincar, passear e aprender, certo?

Dormindo acordado

Você já assistiu ao desenho animado “Scooby-Doo”? Lembra do Salsicha, aquele adolescente franzino e medroso responsável pelo Scooby? Em algumas cenas desse desenho, o Salsicha aparece falando, andando e até assaltando a geladeira enquanto está dormindo!

Pão e saúde

Que o pão faz parte do dia-a-dia do brasileiro todo mundo sabe. Geralmente o café da manhã não começa sem ele. Mas será que o pão tem valor nutritivo? Ele é importante para a nossa saúde? Quem quer emagrecer deve cortar o pão da dieta? 

Para ver melhor

Já parou para pensar como são formadas as imagens? Ou como funciona nosso sistema visual? Tudo o que enxergamos é fruto da tradução, feita pelo cérebro, dos estímulos luminosos que atingem os nossos olhos.

Vermelho que nem tomate

Finalmente chegou a oportunidade de conversar com aquela pessoa que você estava paquerando há um tempão. Mas a voz não sai, você começa a suar e sentir aquela quentura no rosto... Quem nunca ficou vermelho de vergonha?

Mantendo o sorriso bonito

Um sorriso bonito é um cartão de visitas. Embora capaz de chamar atenção, não representa só a estética: uma dor de dente pode incomodar tanto a ponto de impedir uma pessoa de estudar e trabalhar, como ainda pode levar uma infecção da boca para o corpo inteiro. Cuide da sua boca e da sua saúde!

Espelho, inimigo meu...

Você se olha no espelho e não se gosta? Acredita que está acima do peso e encontra "pneuzinhos" aqui e ali? Cuidado! A neura com o "corpo perfeito" pode trazer sérios problemas de saúde.

Atchin! É gripe?

Dores pelo corpo e de cabeça, garganta inflamada, tosse, febre, coriza... Será gripe? Ou será um resfriado? Embora apresentem sintomas extremamente parecidos, essas são duas doenças diferentes.

Cozido vivo? Eu não!

Janeiro chegou e com ele também vieram as férias escolares e o verão. É preciso redobrar os cuidados para não sofrer com a insolação, um mal corriqueiro durante a estação mais quente do ano.

Rotavírus: o grande vilão das crianças

Principal causa de diarreia até os cinco anos de idade, o rotavírus é responsável pela morte de cerca de 600 mil crianças por ano em todo o mundo.

Tifo

O tifo epidêmico, popularmente chamado simplesmente de tifo, é uma doença epidêmica transmitida pelo piolho humano do corpo e causada pela bactéria Rickettsia prowazekii.

O que são rickettsias?

As rickettsias são parasitas de artrópodes como piolhos, pulgas e carrapatos. No homem, causam doenças como tifo, erlichiose, febre maculosa e febre Q. O descobridor das rickettsias foi Henrique da Rocha Lima, um dos primeiros cientistas da Fiocruz.

Febre maculosa

Quem gosta de turismo ecológico ou mora em áreas rurais precisa tomar muito cuidado com os carrapatos. Depois dos mosquitos, eles são os maiores transmissores de doenças.

Vem chegando o verão...

Você é daqueles que ficam ansiosos pela chegada do verão? Adora curtir praia e piscina? Se for, se ligue! Doenças como as micoses são mais comuns nessa época do ano.

Saúde em tempos de catástrofe

Além de deixar um rastro de destruição por onde passam, os furacões causam um desequilíbrio no ambiente que pode trazer sérias consequências para a saúde humana.

Água de todos os dias

A água sai  ‘limpinha’ da torneira. Já pensou nisso? Como esta água chega assim para gente? Você acorda, toma banho, usa sabonete, shampoo. E o que acontece com esta água?

De olho na alimentação

Você acorda, sai correndo para escola sem tomar café da manhã, ou então fica, no trabalho, a tarde toda em reunião sem almoçar. Você já viu esta história ou algo parecido? Aprenda sobre alimentação saudável!

Um inseto na cabeça!

Que criança nunca pegou piolho? A pediculose, nome dado à infestação por piolho, é muito comum, principalmente na infância. Saiba um pouco mais sobre esse bichinho que causa aquela coceira chata na cabeça.

Esta tal de conjuntivite

Coceira, inchaço, "remela", vermelidão e ardência nos olhos podem ser sinais de conjuntivite. Muitas vezes, esse problema não é levado a sério, mas, se não for tratada, a conjuntivite pode causar graves complicações.

As quatro letrinhas que assustam o mundo

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tem sido motivo de apreensão em todo o mundo. Entenda como essa doença se disseminou e porque é tão temida. 

Cuide do seu coração

Cuidados com a saúde do coração devem começar desde cedo. Descubra quais os principais problemas cardíacos que atingem crianças e jovens e saiba como se prevenir.

Como nascem as espinhas

Elas são um problema para a maioria dos adolescentes, mas também podem ser uma dor de cabeça para os adultos. A única coisa boa desta história é que dá para comer chocolates sem medos e sem culpa.

Desnutrição, um problema de peso

Você é do tipo que nunca teve paciência com a sua avó quando ela repetia pela octogésima sétima vez que peixe "faz muito bem para a memória" enquanto empurrava "só mais um pedacinho" para o seu prato? Pois saiba que ela tinha sua dose de razão.

Dengue: essa onda não pode voltar

Como já diziam Lulu Santos e Nelson Motta, "nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia", mesmo sem saber que naquela década de 80, um famoso mosquito estaria chegando para mudar totalmente nossas vidas.

Fiocruz na luta contra a filariose

Na luta contra a filariose, o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães ( CPqAM ) vem desenvolvendo uma série de atividades como mapeamento de áreas de risco, pesquisas, diagnósticos, entre outras.

Filariose linfática

Causadora da elefantíase, afeta mais de 120 milhões de pessoas ao longo do mundo. É uma doença que causa incapacidade e deformações, motivo pelo qual os doentes enfrentam grande preconceito social.

Amebíase

Doença causada pela ameba Entamoeba histolytica, geralmente associada a condições econômicas e de higiene precárias.

Gravidez na adolescência aumenta no Brasil

Cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil e esse número continua crescendo. Hoje, 65% das mulheres grávidas têm menos de 20 anos.

Saúde, sociedade e qualidade de vida

Paulo Buss, Presidente da Fiocruz, discute o conceito de saúde e sua estreita relação com a qualidade de vida.