Timothy Richards Lewis nasceu em Hafod, Carmarthenshire e passou sua infância na fazenda de sua família em Pembrokeshire, Inglaterra. Aos 15 anos começou a trabalhar com um farmacêutico local, permanecendo por quatro anos até mudar-se para Londres. Na capital, começou a estudar medicina no University College, onde sua habilidade como químico foi rapidamente reconhecida. Completou seus estudos na Escola de Medicina da Universidade de Aberdeen, graduando-se com louvor em 1867.

Após formar-se, foi o primeiro colocado na Escola Médica do Exército britânico, localizada em Netley. Concluiu o curso, como melhor aluno da turma, juntamente com D. D Cunningham. Em seguida, os dois foram para a Índia investigar as causas do cólera. Ambos publicaram uma série de estudos juntos e separadamente, a partir de pesquisa iniciada em 1870 por Lewis. Esta investigação, sobre organismos microscópicos achados nas fezes de pacientes com cólera, contém a primeira e autêntica descrição de amebas encontradas no intestino humano.

Lewis e D.D Cunningham tinham interesses extremamente variados e, nos 14 anos seguintes, pesquisaram também a lepra, doenças causadas por fungos, vermes encontrados na bexiga de porcos e gados, e a alimentação oferecida aos prisioneiros de prisões na Índia.

Em 1872, Lewis detectou microfilárias também no sangue, estabelecendo sua relação com a elefantíase. Em 1878 e 1884, Lewis publicou artigos sobre parasitas encontrados no sangue de homens e animais, incluindo microfilárias, e tripanossomas presentes no sangue de ratos. Este tripanossoma foi mais tarde batizado de Trypanosoma lewisei, por Kent, em 1880.

No ano de 1886 Lewis morreu vítima de uma pneumonia contraída acidentalmente em seu próprio laboratório.

Data Publicação: 12/01/2022