Por: Maria Ramos

As revistas estão cheias de fórmulas mágicas para quem quer emagrecer: “Perca 5 kg em apenas um mês!”, “Dieta da Lua”, “Dieta da Sopa” e por aí vai. Receitas difíceis de seguir e que ainda podem fazer mal para a sua saúde.

A nutricionista Maria Thereza defende que a melhor forma de perder peso é a reeducação alimentar. “Nós buscamos ensinar a criança a fazer substituições na sua alimentação, para que ela busque sempre o alimento mais saudável”. Isso significa que você não precisa cortar totalmente os doces e biscoitos, mas sim comer menos desses alimentos, dando preferência a comidas mais nutritivas e menos calóricas.

Ilustração: Barbara Mello

Ilustração: Barbara Mello

Ao invés do sorvete na hora do lanche, por exemplo, que tal uma salada de frutas? Quer comer cachorro-quente? Que tal dispensar a maionese? Salgadinhos no lanche da escola? Por que não trocar por um sanduíche de queijo branco? E se você come guloseimas a semana inteira, deixe para comê-las apenas nos fins de semana.

O grande desafio, ainda, segundo a nutricionista, é começar a incluir legumes, verduras e frutas no cardápio. Ela diz que não é preciso gostar de tudo: a criança pode ter as suas preferências. E se você é daqueles que não come fruta nenhuma, pode experimentar coisas diferentes, como comer a fruta com um pouco de granola ou mel.

Maria Thereza recomenda que crianças e adolescentes não usem medicamentos, adoçantes artificiais, shakes ou outras fórmulas emagrecedoras. Esses produtos podem fazer mal, não funcionam bem ou muitas vezes não se sabe os efeitos para a saúde a longo prazo. No caso dos shakes, eles não são completos nutricionalmente e, por isso, não devem ser usados por muito tempo.

Fora a reeducação alimentar, exercício é outra coisa fundamental, não só para emagrecer ou manter o peso, mas para a saúde. Então, deixe a preguiça de lado e troque o tempo em frente à televisão e ao videogame por atividades que gastam energia. E não precisa ser ginástica em academia. Jogar futebol, vôlei, nadar, correr, andar de bicicleta, brincar ao ar livre são ótimos exercícios: fazem bem para o corpo e para a mente.

O papel da família e da escola na obesidade

Data Publicação: 17/01/2022