Fig 1. Mapa do eclipse solar de outubro de 2023. Crédito: Time and Date.

 

Este texto é uma adaptação da coleção Os Mensageiros das Estrelas, do Museu da Vida Fiocruz. Você pode conferir este e outros conteúdos da coleção no site!

 

Descubra onde o eclipse do sol de outubro de 2023 será visível no Brasil

No dia 14 de outubro, se o tempo permitir, teremos um eclipse solar parcial em quase todo o Brasil. Para algumas regiões do Norte e Nordeste (situadas ou próximas da faixa pontilhada no mapa ilustrativo), o espetáculo será ainda maior com o eclipse (anular) do “anel de fogo”. O fenômeno terá início no Brasil por volta das 12h e seguirá até o pôr-do-sol. Veja aqui os horários e como será o eclipse do sol de outubro de 2023 em sua região.

 

Fig 2. Anel de fogo formado no eclipse solar anular de 20 de maio de 2012,  Novo México, EUA. Crédito: Kevin Baird, Wikimedia Commons. Licença CC BY-SA 3.0.

 

É possível também acompanhar o eclipse do sol de outubro de 2023 com total segurança e no conforto de sua casa pela tela do computador. Várias instituições nacionais e internacionais com foco em astronomia vão transmitir o evento em tempo real. É o caso do Observatório Nacional (ON/MCTI), que fará uma live em seu canal do Youtube no dia 14 de outubro de 2023 a partir das 11h30 (Hora Legal de Brasília).

 

 

Saiba mais:

Quais os diferentes tipos de eclipse solar?

Como observar um eclipse solar?

 

Fontes consultadas:

ABREU, W. Fenômenos Extra(Ordinários). In: COLONESE, P. (Org.) Os Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar, volume 3, – Rio de Janeiro: Fiocruz – COC, 2020. p. 69-87. Disponível em: <https://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/OMESSolar2020vol3.pdf> Acesso em 25 de setembro de 2023.

ABREU, W. Fenômenos Extra(Ordinários). In: COLONESE, P. (Org.) Os Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar, volume 9, – Rio de Janeiro: Fiocruz – COC, 2021. p. 65-79. Disponível em: <https://museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/OMESSolar2021vol9.pdf > Acesso em 25 de setembro de 2023.

 

Por Willian Vieira de Abreu, sob supervisão de Paulo Henrique Colonese. Adaptado por Renata Bohrer para o Invivo.

Data Publicação: 11/10/2023