Museu da Vida Fiocruz e Fiocruz Brasília oferecem oficina para comunicadores populares de todo o Brasil
O Museu da Vida Fiocruz (MVF), em parceria com a Fiocruz Brasília, abre inscrições para a edição 2025 da Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares. Desta vez, o curso terá alcance nacional e será realizado de forma on-line, com inscrições abertas de 21 de julho a 3 de agosto neste link.
A oficina é voltada para jornalistas, repórteres, editores, videomakers e/ou criadores de conteúdo vinculados a veículos populares e comunitários de favelas, periferias e comunidades tradicionais de todas as regiões do país. Ao todo, serão selecionados 25 comunicadores populares — cinco vagas por região.
O objetivo é fortalecer a presença de pautas de ciência, saúde, tecnologia, clima, meio ambiente, história e sustentabilidade na comunicação feita a partir dos territórios populares. Além do curso de formação, os participantes poderão participar de uma mentoria com jornalistas da Fiocruz para produção de matérias que serão publicadas no Invivo, o site de ciências do Museu da Vida Fiocruz. Os autores das matérias selecionadas serão remunerados pelo trabalho.
O curso é realizado pelo Museu da Vida Fiocruz / Casa de Oswaldo Cruz e Escola de Governo Fiocruz – Brasília. Todos os participantes receberão certificado.
Quem pode se inscrever
Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos, que tenham acesso à internet, atuem em veículos populares, comunitários ou vinculados a comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ribeirinhos, entre outros) e possuam experiência comprovada com jornalismo e produção de matérias ou reportagens.
O Museu da Vida Fiocruz e a Fiocruz Brasília incentivam a candidatura de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIAPN+.
As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de agosto pelo link. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário com informações pessoais, link para portfólio ou trabalhos já realizados, além de um pequeno texto explicando o interesse em participar da formação.
Jornalismo científico popular em expansão
Criada pelo Núcleo de Mídias e Diálogo com o Público do Museu da Vida Fiocruz, a Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares já ofereceu capacitação para 43 comunicadores em edições presenciais realizadas no Rio de Janeiro, com a publicação de 12 reportagens e matérias no site Invivo desde 2023.
A proposta busca suprir o déficit de cobertura de temas científicos e de saúde nos veículos populares e aproximar a ciência dos territórios periféricos e das comunidades tradicionais. As inscrições se encerram às 23h59 do dia 3 de agosto.
Serviço:
Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares
Quando: 21 e 22/8 (19h a 20h30) e 23/8 (9h a 10h30)
Onde: Via Zoom
Inscrições abertas até 03/08: bit.ly/OficinaComPop2025
Vagas limitadas.
Data Publicação: 21/07/2025
- Comunicadores Populares InVivo
Tags Relacionadas: