Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Veja o vivo

Procuram-se: abelhas desaparecidas

Ninguém sabe ao certo por que o mistério começou: colônias repletas de abelhas ficando mais vazias a cada dia. Para onde elas teriam ido? As abelhas restantes, a maioria jovens, não conseguem fazer todo o trabalho da colônia, que muitas vezes se extingue em poucas semanas.

O mistério aumenta porque os insetos desaparecem sem deixar rastros. Não há abelhas mortas por perto e a colônia é deixada intacta, sem vestígios de ataque por predadores. Atrás de si, as abelhas deixam reservas de mel, ovos e larvas em desenvolvimento e até mesmo sua rainha.

Leia mais

Saúde

Malária: a rainha das doenças

A cada dia, 1300 crianças abaixo do cinco anos morrem de malária no mundo (quase uma por minuto). Em 2012, a malária matou quase cerca de 627 mil pessoas, principalmente crianças africanas, registrando 207 milhões de casos em todo o mundo.

Leia mais

Ciência

Super gêmeos na vida real

Você já ouviu falar dos heróis de desenho animado, famosos em torno de 1980, Super Gêmeos (Wonder Twins)?  Os dois irmãos gêmeos vinham de outro planeta e tinham poderes especiais, ativados quando eles juntavam as mãos. Mas não é preciso vir de outro planeta: existem diversos gêmeos, no Brasil e no mundo.

Leia mais

História

Evolução dos mosquitos

Os mosquitos surgiram provavelmente no Jurássico, período em que os dinossauros dominavam a Terra e as florestas tropicais eram mais quentes. O primeiro fóssil conhecido de mosquito data do período Cretáceo. Acredita-se que o Aedes (Stegomya) aegypti teria surgido na África e de lá se espalhado por todo o globo.

Leia mais

Saúde

Porfiria: a realidade por trás do mito

Drácula, Lupin (Harry Potter), Edward e Jacob (Crepúsculo)- personagens que povoam nossa imaginação. Sensibilidade extrema  à luz, que provoca a formação de bolhas e erupções na pele; dores; fraqueza muscular; alucinações; crescimentos de pelos - notórios sinais do folclore sobre vampiros e lobisomens são também sintomas de uma doença chamada Porfiria.

Leia mais

Ciência

Desenhos de água no céu

Ao longo dos tempos, várias lendas e brincadeiras vêm se acumulando no imaginário das pessoas sobre as nuvens. Isto mesmo, nuvens no céu, em diferentes formatos, que muitas vezes parecem pedaços de algodão ou algodão doce; na verdade, essas nuvens são formadas com milhões de gotículas de água ou cristais de gelo em suspensão na atmosfera. Acredite!

Leia mais

Ciência

Um tempero mais do que natural

Quando você vai preparar qualquer prato de comida, pensa logo nos temperos, nos molhos e, dificilmente, vai comer algo sem sal. Mas, espera aí, de onde vem o sal?

Leia mais

Saúde

Armas não letais e seus efeitos no organismo

Nos últimos meses, manifestações reuniram multidões nas principais cidades do país. Quando a polícia e manifestantes entraram em choque, as autoridades recorreram às  chamadas armas não letais. Mas será que elas são mesmo inócuas? Que efeito têm na saúde humana?

Leia mais