Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Veja o vivo

Guigó da caatinga

Extremamente ágil e silencioso, o guigó-da-caatinga (Callicebus barabarabrownae) é um dos primatas brasileiros mais ameaçados de extinção. Desaparecido por quase 70 anos, chegou a ser considerado extinto.Calcula-se que haja apenas 250 indivíduos em liberdade.

Leia mais

Ciência

A descoberta do oxigênio: uma ação entre inimigos

Joseph Priestley e Antoine Lavoisier se detestavam, mas as experiências de ambos levaram à descoberta do mais importante dos elementos químicos: o oxigênio.

Leia mais

Veja o vivo

Um soldado ameaçado

No passado, ele era comum nas matas úmidas nas encostas da Chapada do Araripe. Descoberto apenas em 1996, o soldadinho do Araripe é a ave brasileira mais ameaçada de extinção. Acredita-se que hoje haja menos de 800 indivíduos na natureza.

Leia mais

Ciência

Lagos de chiclete

Quem sobrevoa o arquipélago australiano Recherche espanta-se ao ver, em meio à vegetação, uma grande mancha de um vívido rosa chiclete. Trata-se do Lago Hillier, o mais inusitado de todos os lagos cor de rosa do mundo.

Leia mais

Saúde

Síndrome Respiratória do Oriente Médio

Um sul-coreano de 68 anos retorna doente ao seu país de uma viagem ao Oriente Médio. Vai a quatro grandes hospitais até ser diagnosticado, infectando, no processo, profissionais de saúde e outros pacientes. Resultado: o país passa a enfrentar uma epidemia da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), que atingiu quase 200 pessoas, matando mais de 30 doentes.

Leia mais

Saúde

Virus Zika

Especial sobre Zika na Agência Fiocruz de Notícias:
http://agencia.fiocruz.br/zika-0

Perguntas e respostas sobre o Virus Zika no Portal da Fiocruz:
http://portal.fiocruz.br/pt-br/perguntaserespostas_zikavirus

Leia mais

Saúde

Dengue: pandemia do século XXI

A cada ano, cerca de 50 milhões de pessoas são infectadas pela dengue no mundo. Por volta de 500 mil vão ser hospitalizados, sendo que 2,5% acabam morrendo. Nas últimas décadas, a doença vem se alastrando de forma explosiva. No Brasil, três em quatro cidades tem um caso notificado este ano. Foram mais de 800 mil casos desde o início de 2015.

Leia mais

Saúde

Febre Chikungunya

Febre, dor nas juntas, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo... É dengue! – você logo pensa. Mas atenção: pode ser outra doença, ainda pouco conhecida no Brasil, a febre Chikungunya.

Leia mais