Aumentar tamanho da letra  Reverter ao tamanho original Diminuir tamanho da letra  english español

Saúde

Febre Zika

Dengue, chikungunya, febre zika - quem deu nomes tão fofinhos a doenças terríveis? Esta é a pergunta feita em charge da Fiocruz .

Leia mais

Saúde

Dengue: pandemia do século XXI

A cada ano, cerca de 50 milhões de pessoas são infectadas pela dengue no mundo. Por volta de 500 mil vão ser hospitalizados, sendo que 2,5% acabam morrendo. Nas últimas décadas, a doença vem se alastrando de forma explosiva. No Brasil, três em quatro cidades tem um caso notificado este ano. Foram mais de 800 mil casos desde o início de 2015.

Leia mais

Saúde

Febre Chikungunya

Febre, dor nas juntas, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo...É dengue! – você logo pensa. Mas atenção: pode ser outra doença, ainda pouco conhecida no Brasil, a febre Chikungunya.

Leia mais

Ciência

Super gêmeos na vida real

Você já ouviu falar dos heróis de desenho animado, famosos em torno de 1980, Super Gêmeos (Wonder Twins)?  Os dois irmãos gêmeos vinham de outro planeta e tinham poderes especiais, ativados quando eles juntavam as mãos. Mas não é preciso vir de outro planeta: existem diversos gêmeos, no Brasil e no mundo.

Leia mais

História

Evolução dos mosquitos

Os mosquitos surgiram provavelmente no Jurássico, período em que os dinossauros dominavam a Terra e as florestas tropicais eram mais quentes. O primeiro fóssil conhecido de mosquito data do período Cretáceo. Acredita-se que o Aedes (Stegomya) aegypti teria surgido na África e de lá se espalhado por todo o globo.

Leia mais

Saúde

Porfiria: a realidade por trás do mito

Drácula, Lupin (Harry Potter), Edward e Jacob (Crepúsculo)- personagens que povoam nossa imaginação. Sensibilidade extrema  à luz, que provoca a formação de bolhas e erupções na pele; dores; fraqueza muscular; alucinações; crescimentos de pelos - notórios sinais do folclore sobre vampiros e lobisomens são também sintomas de uma doença chamada Porfiria.

Leia mais

Ciência

Desenhos de água no céu

Ao longo dos tempos, várias lendas e brincadeiras vêm se acumulando no imaginário das pessoas sobre as nuvens. Isto mesmo, nuvens no céu, em diferentes formatos, que muitas vezes parecem pedaços de algodão ou algodão doce; na verdade, essas nuvens são formadas com milhões de gotículas de água ou cristais de gelo em suspensão na atmosfera. Acredite!

Leia mais

Ciência

Um tempero mais do que natural

Quando você vai preparar qualquer prato de comida, pensa logo nos temperos, nos molhos e, dificilmente, vai comer algo sem sal. Mas, espera aí, de onde vem o sal?

Leia mais