Por: invivo
No passado, ele era comum nas matas úmidas nas encostas da Chapada do Araripe. Descoberto apenas em 1996, o soldadinho do Araripe é a ave brasileira mais ameaçada de extinção. Acredita-se que hoje haja menos de 800 indivíduos na natureza.
Considerado o guardião das águas por se reproduzir apenas junto as nascentes, é uma ave endêmica (exclusiva) do Ceará, encontrado somente em pequenos trechos de mata de Barbalho, Crato e Missão Velha, no vale do Cariri, um verdadeiro oásis em meio à caatinga. A principal ameaça ao soldadinho do Araripe é a destruição do habitat, provocada pelo desmatamento e degradação dos mananciais.
Topete
O soldadinho do Araripe é uma ave com cerca de 15 cm de comprimento e cerca de 20 gramas de peso. Apresenta grande dimorfismo sexual, isto é, a fêmea é bem diferente do macho. Ela é verde-oliva. Já o macho é branco com cauda e penas de voo das asas negras, parte das costas vermelha, assim como um vistoso topete vermelho. Pássaros jovens são da mesma cor que as fêmeas.
Seu nome popular deve-se à sua semelhança com outra ave brasileira do mesmo gênero, o soldadinho. Ambas possuem um topete chamativo, parecido com um elmo romano. O topete vai aumentando à medida que o macho se desenvolve. Já seu nome científico, Antilophia bokermanni é uma homenagem ao zoólogo brasileiro Werner Bokermann. Pertence à família Pripidae.
Reprodução
Territorialista, o soldadinho do Araripe protege sua área dos invasores. Essa capacidade de defesa, sua plumagem exuberante e a agilidade nas acrobacias são fundamentais para atrair a fêmea. O macho permanece com uma única parceira por período reprodutivo.
A fêmea, que põe dois ovos a cada postura, constrói o ninho em uma forquilha, geralmente baixa (menos de 2m), sobre rios e outros cursos d’água. Os filhotes permanecem com os pais por quase dois anos, tempo necessário para se tornarem adultos e para os machos desenvolverem suas penas definitivas, até serem expulsos do território paterno.
Embora também coma insetos e outros pequenos artrópodes, o soldadinho do Araripe alimenta-se principalmente de pequenos frutos, defecando sementes misturadas com as fezes, desempenhando um papel importante na dispersão de plantas ao longo dos cursos d’água.
Veja ainda
Soldadinho do Araripe cantando
Saiba mais
Data Publicação: 06/12/2021