Por: Elisa Batalha

Os tigres não são todos iguais. Conheça as seis subespécies ainda encontradas livres na natureza.

Tigre de Bengala

O tigre branco é uma variação do tigre de Bengala

O tigre branco é uma variação do tigre de Bengala

Nome: Panthera tigris tigris

Características: Também conhecido como Tigre Real de Bengala, mede em média 2,9 metros da cabeça à cauda, e pesa cerca de 220 kg. As fêmeas são menores, medindo cerca de 2,5 m de comprimento e pesando aproximadamente 140 kg. Tigres brancos, com ou sem listras são uma variação do tigre de bengala. O tigre branco não é albino, é um tipo raro de tigre de bengala com um gene recessivo, que pode nascer de dois pais “normais”. Existem outras variações na pelagem do tigre, como listras menos visíveis ou mais próximas, formando manchas largas na pelagem (conhecido como “tigre negro”.

Distribuição: Região do Himalaia (Nepal e Butão), Índia, Rajastão, Bangladesh, Myanmar

Tigre Siberiano

Tigre Siberiano

Tigre Siberiano

Nome científico: Panthera tigris altaica

Características: Também conhecido como Amur, Manchuriano, Ussuriano ou Tigre do Nordeste da China, é a maior das subespécies. O macho pode medir até 3,3 m e pesar 300 quilos. Sua coloração alaranjada é mais pálida que a dos outros tipos, e as suas listras são marrons e espaçadas. Tem a barriga branca e um “colar” de pelos brancos ao redor do pescoço.

Distribuição: Extremo leste da Rússia, fronteira nordeste entre a Rússia, a China e a Coreia do Norte.

Tigre da Indochina

Nome:Panthera tigris corbetti

Características: Os tigres da Indochina são menores e mais escuros que os de Bengala, com listras mais curtas e mais estreitas. Os machos medem cerca de 2,7 m da cabeça à cauda e pesam cerca de 180 quilos, e as fêmeas, cerca de 2,4 m de comprimento e 115 quilos.

Distribuição: O Tigre da Indochina é encontrado principalmente na Tailândia, mas já foi detectado em Myanmar, sudeste da China, Camboja, Laos e Vietnã.

Tigre do Sul da China

Nome:Panthera tigris amoyensis

Características:O Tigre do Sul da China é a menor das subespécies. Machos medem 2,5 metros da cabeça à cauda e pesam cerca de 150 kg. Fêmeas têm cerca de 2,3m e pesam cerca de 110 kg. As listas são mais curtas, largas e espaçadas em relação ao de Bengala e ao Siberiano.

Distribuição:Costumava ser encontrado nas regiões central e leste da China, mas há mais de 10 anos só é visto em reservas florestais, onde restam cerca de 30 tigres. Há 40 anos, existiam cerca de 4 mil exemplares.

Tigre Malaio

Nome:Panthera tigris jacksoni

Características: Descoberto em 2004 como uma subespécie distinta (a partir de análises genéticas), recebeu o nome em homenagem a Peter Jackson,um ambientalista que defendeu a conservação dos tigres por mais de 40 anos. Sua forma se parece com a do Tigre da Indochina, mas o tamanho é similar ao do Tigre de Sumatra, com peso médio de 120 kg para machos adultos e 100kg para fêmeas.

Distribuição: O Tigre Malaio é encontrado apenas em partes da Malásia e ao sul da Tailândia.

Tigre de Sumatra

Nome:Panthera tigris sumatrae

Características: Esta subespécie possui o pelo mais escuro de todos os tigres. Suas tiras largas e negras são muito próximas e muitas vezes duplas. Diferente do Siberiano, o tigre de Sumatra tem listras nas pernas dianteiras. Mede em média 2,4m e pesa cerca de 120 kg. As fêmeas medem 2,2m em média e pesam cerca de 90kg.

Distribuição: O tigre de Sumatra é encontrado apenas na ilha de Sumatra (Indonésia), em habitats que vão de florestas nas planícies a montanhas e áreas cobertas por musgos

Data Publicação: 10/01/2022