Fig 1. A percepção da temperatura pode ser influenciada pelo contexto. Crédito: Getty Images/ eyecrave productions

 

Você já tomou um banho frio? No começo, água parece gelada. Depois de alguns minutos, seu corpo se acostuma. Por que isso acontece? Descubra neste Experimente!

Em dias quentes, não há nada melhor do que um mergulho no mar, em um rio ou em uma piscina. No entanto, ao entrar na água, é comum sentir aquele frio repentino… Brrrrrr! Mas, após alguns minutos, parece que a água não está mais fria. Será que a temperatura da água mudou? Ou foi nosso corpo que se acostumou a ela? O que isso tem a ver com sensação térmica? Vamos descobrir nesse Experimente do Invivo!

Materiais

• 3 recipientes de plástico. Você pode usar baldes, bacias, potes de sorvetes ou de outros alimentos.
• Água na temperatura ambiente. Você pode usar água da torneira.
• Água morna de chuveiro, a cerca de 40ºC. Cuidado para não usar água quente demais.
• Água com cubos de gelo (mais ou menos 10ºC).

 

O que você vai fazer?

1. Coloque os três recipientes lado a lado.
2. Preencha cada recipiente até a metade com água. Coloque a água gelada no recipiente à sua esquerda e água morna à sua direita. Coloque a água à temperatura ambiente no centro.

 

Fig 2. Veja na imagem a ordem dos recipientes. Primeiro, água gelada, depois água de torneira. Por fim, a água morna. Crédito: Tereza Costa/Invivo

 

3. Coloque os dedos da sua mão esquerda no recipiente esquerdo e os da mão direita no recipiente direito. O que você sente?

 

Fig 3. Coloque os dedos da mão esquerda no recipiente esquerdo e os da mão direita no recipiente direito. Crédito: Tereza Costa/Invivo

4. Aguarde um minuto e coloque as duas mãos no recipiente com água à temperatura ambiente. E agora, o que você sente?

O que aconteceu?

É provável que você esteja passando por uma experiência curiosa – uma diferença na percepção de temperatura entre suas duas mãos. Embora ambas estejam agora no mesmo recipiente e expostas à mesma temperatura, a mão esquerda tende a parecer quente, enquanto a mão direita pode sentir a água bem fria.

Por que isso acontece?

Dentro da nossa pele existem vários tipos de células do sistema nervoso chamadas receptores. Algumas percebem sensações de frio, outras percebem calor. Há também células que percebem dor, pressão e outros tipos de sensação do tato.

O tato não consegue perceber a temperatura exata de um objeto. Afinal, nossa pele não é um termômetro.

Fig 4. Ilustração mostrando o interior da pele. Crédito: TefiM/Getty. Modificado por Invivo

 

Depois de um tempo expostos à mesma sensação – calor ou frio – , os receptores “se cansam”, ficam menos sensíveis. Por isso, a água do mar parece menos fria com o passar do tempo.

Nesta atividade, cada mão transmite uma sensação diferente ao ser colocada na água à temperatura ambiente. Na mão esquerda, os receptores de frio estão “cansados”, por isso você percebe mais a sensação enviada pelos receptores de calor. O contrário acontece na mão direita, por isso você sente calor nesta mão.

Este experimento mostra como a percepção da temperatura pode ser influenciada pelo contexto.

 

Fontes consultadas:

Naked Scientists. How we sense temperature. The Naked Scientists. Disponível em:  https://www.thenakedscientists.com/get-naked/experiments/how-we-sense-temperature. Publicação em: 6 maio de 2013.

Scientific American.  Cold or warm: Can we really tell? Scientific American. Julho de 2018. Disponível em: https://www.scientificamerican.com/article/cold-or-warm-can-we-really-tell/

 

* Todos os sites foram acessados em 21 de maio de 2025.

 

Por Tereza Costa

Data Publicação: 22/05/2025