Figura 1. Parte do lixo encontrado em praias e outros locais é formado por objetos de plástico descartáveis. Crédito: Placebo365/iStock

Milhões de pessoas em mais de 190 países já aderiram ao desafio de reduzir o uso de objetos plásticos descartáveis. Agora é a sua vez!

Eles são leves, bonitos e baratos. Estão em todos os lugares e são superconvenientes na correria do dia a dia. Há quem diga que também são higiênicos e nem precisam ser lavados. Afinal, é só jogar fora depois de usar. E aí está o problema! Estamos falando de copinhos, canudos, sacolas e outros objetos de plástico que vão para o lixo após alguns minutos de uso.

Os plásticos não existem na natureza. Eles foram inventados em meados do século 20 e rapidamente passaram a ser usados para os mais variados fins. E rapidamente também passaram a poluir o solo, rios e mares. Por ser um material artificial produzido a partir do petróleo, os plásticos não são decompostos por microrganismos. Em outras palavras, eles acumulam-se no ambiente por centenas de anos, sem desaparecer. Isso significa que todo o plástico já produzido na história ainda está por aí, em algum lugar do planeta.

 

Você se lembra do primeiro copo de plástico descartável que você usou?

Provavelmente não, mas ele não desapareceu. E vai continuar por aqui mais tempo que você. Desde a primeira fralda descartável, como se cada pessoa deixasse um rastro de plástico ao longo de toda sua vida.

Os plásticos estão tão presentes em nosso dia a dia que é muito difícil imaginarmos a vida sem eles. Mas é possível reduzir o consumo desse material, sobretudo quando pensamos em produtos descartáveis que são usados uma única vez. Você conhece algum produto assim?

 

Fig 2. Copos, garrafas, canudos e talheres são exemplos de produtos descartáveis feitos de plástico. Crédito: photka/iStock

 

Vai encarar?

Esse desafio foi criado por uma organização não governamental australiana chamada Plastic Free Foundation. Todos os anos, no mês de julho, a campanha Plastic Free July convida pessoas do mundo todo a substituir objetos plásticos descartáveis por outros, mais duráveis. O desafio ainda está valendo!

A participação é livre: cada pessoa decide o objetivo e o tempo de duração do próprio desafio. Vamos começar!

  1. Para participar oficialmente, você deve acessar o site: https://www.plasticfreejuly.org/take-the-challenge/ (o site está em inglês, mas você pode usar seu navegador para traduzir a página) e clicar no botão Take de challenge (Aceite o desafio).
  2. Preencha o formulário com seus dados e informe que tipo de produto plástico você vai evitar e por quanto tempo. Dica: vá devagar, escolha o que for possível para você!
  3. Você pode escolher evitar plásticos apenas em casa, no trabalho ou na escola ou em todos os lugares.
  4. Decida também que tipo de produto você se compromete a evitar. Apenas copos descartáveis? Talvez sacolas, garrafas e canudos? Por que não todos esses?
  5. Por fim, é hora de decidir por quanto tempo você assume esse compromisso. Um dia é um bom começo, mas será que você consegue ir mais longe? O desafio está feito!
  6. Você vai receber um e-mail para confirmar sua inscrição. Se quiser, use suas redes sociais contar para todo mundo que você aceitou o desafio.

 

Fig. 3 e 4. Perguntas para quem participa do desafio disponíveis em https://www.plasticfreejuly.org/take-the-challenge/

 

Algumas dicas!

Reduzir o uso de plásticos pode ser simples para algumas pessoas e mais complicado para outras. Depende, por exemplo, do tempo que você fica fora de casa e do local onde você faz suas refeições. Em qualquer caso, as dicas a seguir podem ajudar bastante.

 

Não consegui cumprir o desafio. E agora?

Seu desafio chegou ao fim e você não conseguiu cumprir sua meta? Calma, isso acontece. O uso de plásticos é tão comum que é difícil evitar todos eles. Além disso, há produtos extremamente necessários, como seringas descartáveis, que não podem ser substituídos.

Guarde garrafas, sacolas e outros produtos recicláveis que você usou durante o desafio e leve-os a um posto de coleta seletiva. Assim, o plástico poderá ser reaproveitado.

Não desanime! Mesmo pequena, sua contribuição faz diferença. Aproveite para contar sua experiência para outras pessoas. Assim mais gente vai pensar sobre o uso excessivo de plásticos. Se quiser, poste o pôster a seguir em suas redes sociais. Reduzir o consumo de plástico é uma mudança que envolve toda a sociedade.

 

Fig 5. Você pode usar esse pôster para divulgar seu desafio. Ele está disponível em: https://www.plasticfreejuly.org/wp-content/uploads/2022/06/PFJ-Posters-2022-Other-Languages.pdf.

 

Leia mais:

Precisamos mesmo de tanto plástico?

Relato: Desafio Julho Sem Plástico

 

Por Tereza Costa

Data Publicação: 18/08/2023