Por: Daniele Souza
Na nossa dieta, podem ser encontrados diversos elementos: a escolha adequada é fundamental para nossa saúde. A alimentação desequilibrada, aliada à má higiene, influencia na saúde bucal e em todo o corpo.
Até mesmo a gestante deve ter cuidados especiais com a alimentação, porque isso poderá gerar reflexos sobre os dentes do bebê, desde o desenvolvimento anterior ao nascimento, até a erupção dos dentes após o nascimento.
O tempo que os restos alimentares ficam na boca de uma pessoa é variável. Depende da quantidade de saliva produzida, se utiliza, ou não, algum aparelho ortodôntico e até mesmo a qualidade e quantidade de escovações. O tipo de alimento também influencia: se o alimento adere aos dentes com mais facilidade; se é firme, é necessário mastigar mais, portanto, mais força, mais saliva e menor potencial de ter uma cárie.
O hábito de comer entre as refeições também não é muito favorável à manutenção de dentes bonitos e saudáveis. Ao “beliscar” entre as refeições, cada vez mais o valor do pH
Abreviatura de potencial de hidrogênio, palavra utilizada nos conceitos de química para indicar maior ou menor grau de acidez de uma solução.
se desequilibra. O melhor é o consumo inteligente, nos horários das refeições, e com escovação após a refeição!
1) Amido – É o principal carboidrato da dieta humana. É encontrado nos cereais ( arroz, trigo, milho, aveia etc), nas raízes ( batata, inhame etc), em biscoitos, pães, batatas fritas e salgadinhos. São alimentos considerados cariogênicos, ou seja, com potencial para o desenvolvimento de cáries.
2) Sacarose – É um carboidrato fermentável, encontrado frequentemente em bebidas dietéticas, queijos, pães, sucos enlatados, biscoitos, sorvetes, balas, pirulitos, chocolates, pastilhas mentoladas e até medicamentos com consistência de xarope. É o “alimento predileto” para os microrganismos, contribuindo para a formação da placa bacteriana e para aderência de micróbios.
3) Sacarose refinada – É o “açúcar” mais presente na dieta familiar: pode ser encontrado em doces, balas, chocolates, sorvetes e até em produtos como ketchup, mostarda etc.
Quanta coisa na nossa dieta pode causar cárie?! Parece que os microrganismos também gostam de guloseimas como balas, pirulitos e pães. Você não está proibido de comer, mas fique de olho na alimentação!
Comer, comer, comer. O que mais importa não é o que você come, ou quantas vezes. O ideal é escovar os dentes após as refeições, incluindo a língua, e fazer bastante bochechos. Sem esquecer do fio dental e, é claro, visitar o dentista periodicamente e fazer aplicação de flúor.
Data Publicação: 17/01/2022